Leilão da BR-381, conhecida como 'rodovia da morte', é adiado
Esse é o terceiro adiamento; segundo o governo federal, nenhuma empresa mostrou interesse em administrar o trecho
Minas Gerais|Bruno Menezes, da Record TV Minas
O Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) informaram nesta terça-feira (21) que o leilão de 304 km da BR-381— conhecida como "rodovia da morte" —, previsto para ocorrer na próxima sexta-feira (24), foi adiado por falta de empresas interessadas em investir na via.
O prazo para a entrega dos envelopes com as propostas se encerrou ao meio-dia desta terça. O trecho que seria leiloado vai de Belo Horizonte até Governador Valadares. O investimento total esperado seria de R$ 10 bilhões em 30 anos, sendo R$ 1 bilhão nos dois primeiros anos de concessão.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Essa é a terceira vez que o leilão é adiado. Os outros adiamentos ocorreram em 2021 e 2022. "O governo federal continua determinado em encontrar uma solução para modernizar e adequar a capacidade da BR-381, que, em virtude dos acidentes ocorridos nas últimas décadas, ficou conhecida como 'Rodovia da Morte'. Vamos retomar o diálogo com o Tribunal de Contas da União (TCU) a fim de criar as condições necessárias para viabilizar o investimento privado. O Ministério dos Transportes trabalha para reposicionar o projeto e levá-lo a leilão no primeiro semestre de 2024", informou a pasta por meio de nota.
O edital do leilão foi pubicado em julho deste ano e prevê que sejam realizadas uma série de intervenções para ampliar a capacidade de tráfego, elevar os níveis de segurança na via e o padrão de serviços oferecidos aos usuários.
Veja a nota do Minstério dos Transportes na íntegra:
O Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) informam que o projeto de concessão da BR-381/MG, cujo leilão estava previsto para esta sexta-feira, não obteve propostas. O prazo para a entrega dos envelopes pelos proponentes terminou ao meio-dia desta terça-feira (21). O governo federal continua determinado em encontrar uma solução para modernizar e adequar a capacidade da BR-381, que, em virtude dos acidentes ocorridos nas últimas décadas, ficou conhecida como “Rodovia da Morte”. Essa é a terceira tentativa de leiloar o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. As anteriores ocorreram em 2021 e 2022. Vamos retomar o diálogo com o Tribunal de Contas da União (TCU) a fim de criar as condições necessárias para viabilizar o investimento privado. O Ministério dos Transportes trabalha para reposicionar o projeto e levá-lo a leilão no primeiro semestre de 2024.