Local de aglomeração, praça em bairro nobre de BH é cercada
Moradores do bairro Belvedere costumam praticar atividades físicas na praça Arquiteto Ney Werneck, mesmo com orientação de isolamento social
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
Um dia depois de o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), dizer que "atletas teriam surpresa" com relação à fiscalização do isolamento social, locais públicos em que moradores se reúnem para praticar atividades físicas amanheceram cercados e sob olhar de guardas municipais.
A praça Arquiteto Ney Werneck, no Belvedere, bairro nobre da região centro-sul capital mineira, mesmo em tempos de pandemia, costumava ser local de aglomeração de pessoas que praticavam exercícios físicos no local. O bairro é um dos que mais registra casos de covid-19 na cidade.
Neste sábado (20), a praça estava vazia. O local foi cercado e agentes da Guarda Municipal davam plantão na região.
Nesta sexta-feira (19), questionado sobre o aumento da fiscalização na cidade, durante uma entrevista coletiva, Kalil afirmou que os "atletas" teriam uma surpresa na manhã de hoje.
Leia também
Inverno começa neste sábado (20). Transmissão de covid-19 vai piorar?
Flexibilização vai seguir sem avanço em BH pela segunda semana
Minas deve enfrentar novas ondas de covid-19 até meados de 2021
Samu de BH leva dois pacientes com suspeita de covid-19 em ambulância
Governo de MG sobe o tom e pede para a Grande BH rever abertura
— Neste fim de semana, os atletas, os que acham que não vão ficar doentes e nem passar doença para seus pais, seus avós, vão ser surpreendidos em Belo Horizonte.
Fiscalização
Pela segunda semana seguida a prefeitura não autorizou a reabertura de cerca de 7% do comércio da cidade que permanece fechado. A alta na taxa de ocupação de leitos de UTI (que chegou a superar a marca de 80% nesta semana) e de enfermaria acenderam alerta no Executivo.
Agora, segundo Kalil, Belo Horizonte vai ganhar o reforço de policiais militares, que também farão fiscalização de aglomerações e locais aberto indevidamente.
Covid-19
Conforme boletim epidemiológico divulgado pela secretaria municipal de saúde, BH tem 3.879 casos confirmados e 90 mortes em decorrência da covid-19.