Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de 300 cidades de MG entram em alerta para chuvas intensas

Pancadas de chuva devem vir acompanhadas de ventos fortes; Belo Horizonte vai ter céu nublado e possibilidade de precipitações

Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7

Capital deve ter céu nublado e possibilidade de chuva
Capital deve ter céu nublado e possibilidade de chuva Capital deve ter céu nublado e possibilidade de chuva

Mais de 300 cidades de Minas Gerais entram em alerta, a partir da meia-noite deste sábado (25), para o risco de chuvas intensas com ventos intensos e risco de corte de energia elétrica.

O comunicado emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) lista 302 municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Sul e Sudoeste do Estado que podem registrar precipitações de até 30 milímetros por hora. De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, essas regiões devem registrar pancadas de chuva principalmente durante a tarde e à noite.

O comunicado é válido durante todo o sábado e pode ser renovado pelo órgão. A lista com todas as cidades que estão em alerta e quais recomendações devem ser seguidas durante as pancadas de chuva está disponível neste link.

Veja: Primavera deve trazer alívio no calor e na umidade do ar em MG

Publicidade

Já o restante do Estado, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte, deve ter céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas no final de semana. Os termômetros na capital mineira vão ficar entre 13° C e 28° C e o clima permanece estável também durante a próxima semana.

Segundo Anete Fernandes, o Estado, como um todo, pode voltar a ter tempo seco no início de outubro, já que a transição para o período chuvoso está prevista para a segunda quinzena do mês. Ela ressalta a importância das chuvas deste período, que devem gerar as precipitações mais volumosas em novembro.

Publicidade

— Essas primeiras chuvas vão dar umidade ao solo e condicionar as precipitações mais intensas de novembro. Essa parte de outubro, anterior à transição do período chuvoso, é confusa até para quem é especialista.

A meteorologista esclarece que a capital mineira só deve receber chuvas consideráveis a partir da segunda semana de outubro, quando há o transporte de umidade da Amazônia para o Sudeste.

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.