Minas Gerais Mais de 300 cidades de MG entram em alerta para chuvas intensas

Mais de 300 cidades de MG entram em alerta para chuvas intensas

Pancadas de chuva devem vir acompanhadas de ventos fortes; Belo Horizonte vai ter céu nublado e possibilidade de precipitações

Capital deve ter céu nublado e possibilidade de chuva

Capital deve ter céu nublado e possibilidade de chuva

Divulgação / Breno Pataro / Flickr PBH

Mais de 300 cidades de Minas Gerais entram em alerta, a partir da meia-noite deste sábado (25), para o risco de chuvas intensas com ventos intensos e risco de corte de energia elétrica.

O comunicado emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) lista 302 municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Sul e Sudoeste do Estado que podem registrar precipitações de até 30 milímetros por hora. De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, essas regiões devem registrar pancadas de chuva principalmente durante a tarde e à noite.

O comunicado é válido durante todo o sábado e pode ser renovado pelo órgão. A lista com todas as cidades que estão em alerta e quais recomendações devem ser seguidas durante as pancadas de chuva está disponível neste link.

Veja: Primavera deve trazer alívio no calor e na umidade do ar em MG

Já o restante do Estado, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte, deve ter céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas no final de semana. Os termômetros na capital mineira vão ficar entre 13° C e 28° C e o clima permanece estável também durante a próxima semana.

Segundo Anete Fernandes, o Estado, como um todo, pode voltar a ter tempo seco no início de outubro, já que a transição para o período chuvoso está prevista para a segunda quinzena do mês. Ela ressalta a importância das chuvas deste período, que devem gerar as precipitações mais volumosas em novembro.

— Essas primeiras chuvas vão dar umidade ao solo e condicionar as precipitações mais intensas de novembro. Essa parte de outubro, anterior à transição do período chuvoso, é confusa até para quem é especialista.

A meteorologista esclarece que a capital mineira só deve receber chuvas consideráveis a partir da segunda semana de outubro, quando há o transporte de umidade da Amazônia para o Sudeste.

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas