Médicos e enfermeiros fazem manifestação “pela vida” em BH
Profissionais que estão na linha de frente da luta contra a covid-19 relataram os desafios enfrentados dentro dos hospitais durante a pandemia
Minas Gerais|Regiane Moreira, da Record TV Minas
Profissionais da Saúde fizeram um ato a favor da vida de quem está na linha de frente na luta contra a covid-19 em Belo Horizonte, neste domingo (7). A manifestação pacífica foi realizada na região Central da capital mineira.
De roupas brancas, com máscaras e mantendo um distanciamento seguro, os médicos do SUS (Sistema Único de Saúde) escolheram a Praça da Estação para protestar e ganharam o apoio de quem passava pela região.
A pediatra Carine Alves explica que o protesto é um grito de socorro pela vida de quem depende do SUS e de quem está na linha de frente durante a pandemia.
— Nós estamos lidando cotidianamente com pessoas que estão sofrendo e doentes. Nós somos uma população de risco ao lidar com este sofrimento, chegar em casa e ter que lidar o fato de que poderíamos estar levando algum risco para casa.
Leia também: 'Estamos apavorados', relatam médicos sobre pandemia
Cruzes foram colocadas na praça para representar os profissionais da saúde que morreram com covid-19 enquanto tentavam salvar vidas. Somente médicos foram 128, até o dia 3 de junho, de acordo com o Sindicato dos Médicos do estado de São Paulo. O número de enfermeiros é ainda maior: 157.
— A gente defende a vida e estamos vendo que ela está sendo atacada em vários sentidos.