Miguel Bittencourt tem 10 anos
Gisele Ramos/Record TV MinasUm menino autista de 10 anos foi a primeira criança da faixa etária de 5 a 11 anos a receber a vacina contra a Covid-19 em Minas Gerais, nesta sexta-feira (14). Ele é morador de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A Secretaria Municipal de Saúde pegou o nome de Miguel Bittencourt na lista de pessoas com comorbidades e deficiências cadastradas no sistema da prefeitura. Inicialmente, apenas esse grupo será atendido.
O novo grupo infantil foi convocado após a chegada da primeira remessa para a faixa etária no estado. Minas Gerais recebeu 110 mil doses do imunizante da Pfizer. A cerimônia de início das aplicações foi acompanhada pelo governador Romeu Zema (Novo) e pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti.
Gabriela Duarte foi a segunda a ser vacinada
Gisele Ramos/Record TV MinasBaccheretti afirmou que o volume de vacinas direcionado ao estado neste mês deve ir além das 370 mil previstas inicialmente pelo governo federal.
Até março, deve haver a distribuição de quase 1,8 milhão de doses, o mesmo número de crianças na faixa etária residentes no estado. "Recebendo em fevereiro o previsto, a expectativa é que a gente chegue a quase todo o grupo de 5 a 11 anos ainda em fevereiro", detalhou o secretário de Saúde.
A segunda criança vacinada foi uma menina com síndrome de Down. Gabriela Duarte tem 9 anos. De acordo com a Prefeitura de Vespasiano, foi aberto um frasco com dez doses para o lançamento da campanha.
Em Belo Horizonte, a aplicação começará neste sábado (15), em todos os postos de saúde. A prefeitura estima que a capital mineira tenha aproximadamente 193 mil crianças na faixa etária de 5 a 11 anos.
Até hoje, a vacina era aplicada no Brasil apenas nas pessoas com 12 anos ou mais. De acordo com dados do Governo de Minas Gerais, 91,98% dos moradores do grupo receberam a primeira dose, enquanto 86,38% completaram o esquema com a segunda aplicação e 20,66% já receberam a terceira.
Especialista tira dúvidas sobre a vacinação infantil:
Veja como anda a vacinação pelo Brasil:
Especialistas tiram dúvidas sobre a vacinação infantil: