Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Menino de 4 anos e bisavô morrem de febre maculosa na Grande BH

Vítimas moravam em região de Contagem (MG) que já registrou casos nos últimos anos; prefeitura intensificou o monitoramento

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Região do bairro Nacional já teve surto em 2019
Região do bairro Nacional já teve surto em 2019 Região do bairro Nacional já teve surto em 2019

Um menino de 4 anos e o bisavô, de 73, morreram vítimas de febre maculosa em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A informação foi confirmada pela prefeitura, nesta quinta-feira (19).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a família morava na região do bairro Nacional, que já registrou casos da doença nos últimos anos. Em 2019 houve um surto na área.

O município não detalhou o perfil das vítimas e nem o possível local de infecção. Em nota, a prefeitura destacou que ampliou o monitoramento da região desde 2017 e intensificou nos últimos meses as medidas de combate ao carrapato responsável pela transmissão da bactéria Rickettsia, causadora da doença. O bairro Nacional fica em área limítrofe com Belo Horizonte, com muitos espaços de mata.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, equipes da prefeitura começaram a aplicar produtos contra o carrapato-estrela em casas da região, além de divulgar panfletos para alertar a população sobre os riscos da febre maculosa.

Publicidade

A equipe de saúde afirma que também realiza "mapeamento e acompanhamento das áreas de risco, manutenção de grupo de WhatsApp e contato permanente com os carroceiros, com banhos carrapaticidas nos cavalos e exames rotineiros nos animais".

Os principais sintomas da febre maculosa são febre alta, dores de cabeça intensas e hemorragia. Eles costumam aparecer entre dois e 14 dias após a picada do carrapato.

Veja como se prenivir da doença:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.