Menino de 4 anos e bisavô morrem de febre maculosa na Grande BH
Vítimas moravam em região de Contagem (MG) que já registrou casos nos últimos anos; prefeitura intensificou o monitoramento
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
Um menino de 4 anos e o bisavô, de 73, morreram vítimas de febre maculosa em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A informação foi confirmada pela prefeitura, nesta quinta-feira (19).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a família morava na região do bairro Nacional, que já registrou casos da doença nos últimos anos. Em 2019 houve um surto na área.
O município não detalhou o perfil das vítimas e nem o possível local de infecção. Em nota, a prefeitura destacou que ampliou o monitoramento da região desde 2017 e intensificou nos últimos meses as medidas de combate ao carrapato responsável pela transmissão da bactéria Rickettsia, causadora da doença. O bairro Nacional fica em área limítrofe com Belo Horizonte, com muitos espaços de mata.
Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, equipes da prefeitura começaram a aplicar produtos contra o carrapato-estrela em casas da região, além de divulgar panfletos para alertar a população sobre os riscos da febre maculosa.
A equipe de saúde afirma que também realiza "mapeamento e acompanhamento das áreas de risco, manutenção de grupo de WhatsApp e contato permanente com os carroceiros, com banhos carrapaticidas nos cavalos e exames rotineiros nos animais".
Os principais sintomas da febre maculosa são febre alta, dores de cabeça intensas e hemorragia. Eles costumam aparecer entre dois e 14 dias após a picada do carrapato.
Veja como se prenivir da doença: