Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Meteoro brilhante cruza os céus de Minas e surpreende moradores

"Fireball" também passou por cidades de São Paulo e Rio de Janeiro; apesar do brilho intenso e do rastro de luz, objeto tem apenas poucos centímetros

Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7

Melhores imagens do meteoro vieram de câmera em Oliveira (MG)
Melhores imagens do meteoro vieram de câmera em Oliveira (MG) Melhores imagens do meteoro vieram de câmera em Oliveira (MG)

Um meteoro brilhante surpreendeu moradores de algumas cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro na noite da última segunda-feira (3). Conhecido como “fireball”, o meteoro é grande e explosivo, considerado raro por especialistas.

A passagem do objeto brilhante foi registrada pelas câmeras do portal Clima ao Vivo e pela Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros.

Segundo o Instituto, o meteoro foi registrado por volta de 19h31 ao entrar na atmosfera, 89 km acima da cidade de Camacho, a 204 km de Belo Horizonte. Em seis segundos, ele percorreu 82 km e desapareceu menos de 30 km acima do município de Cristais, a 255 km da capital.

A câmera que registrou o fenômeno de forma mais detalhada estava em Oliveira (MG), que fica a 36 km da cidade de Camacho, onde o meteoro surgiu. O objeto também foi visto em Carmo da Mata, Lagoa da Prata, Patos de Minas, Pedro Leopoldo e São Francisco de Paula.

Publicidade

Fireball

A maioria dos meteoros são pequenos, tendo o tamanho de um grão de arroz. Já o “fireball” é um fragmento maior, com alguns centímetros. Ao entrar na atmosfera ele “explode” e deixa um belo rastro de luz.

Publicidade

A Bramon registrou outros meteoros brilhantes nos dias seguintes. Todos fazem parte da chuva ‘Alfa Capricornídeos’, formada por detritos de cometas.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.