Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Metrô de BH vai operar em via única em alguns trechos neste fim de semana

Medida é para resolver os problemas de sinalização dos trens causados pelos furtos de cabos de cobre

Minas Gerais|Do R7

Trechos de percurso do metrô no sábado (4) e no domingo (5) serão afetados
Trechos de percurso do metrô no sábado (4) e no domingo (5) serão afetados Trechos de percurso do metrô no sábado (4) e no domingo (5) serão afetados

A CBTU-MG informou que, neste sábado (4), os trens de Belo Horizonte irão circular por uma só via, em alguns trechos, entre as estações Central e Minas Shopping, no sentido Vilarinho. Já no domingo (5), será necessária a circulação por via única entre as estações Central e Horto Florestal no sentido Eldorado, e entre Central e Santa Tereza, no sentido Vilarinho. Nos dois dias, a mudança na circulação acontecerá entre 14h e 22h.

A alteração na rota dos trens possibilitará que a manutenção da Companhia resolva as falhas no sistema de sinalização dos trens. Isso se deve aos danos causados pelos constantes furtos de cabos de cobre ao longo da via permanente da Empresa. A CBTU-MG alertou ainda para a possibilidade de atrasos de até 10 minutos na circulação dos trens.

Roubo de cabos

Desde 2020, foram registradas mais de 100 ocorrências de furto de cabos de

Publicidade

cobre em Belo Horizonte. Além disso, só em 2022, a CBTU-MG teve um gasto de quase R$500 mil na reposição de equipamentos e peças, a fim de restabelecer o sistema.

Com os furtos, muitos usuários acabam sendo prejudicados, já que os danos no sistema de sinalização geram atrasos e transtornos na circulação dos trens. Além disso, nos locais afetados, os metrôs necessitam operar na velocidade restrita de segurança de 25 km/h até o total restabelecimento do sistema (a velocidade habitual dos trens é entre 60km/h e 80km/h). A situação torna as viagens mais demoradas, pois os atrasos refletem no horário de todo o trecho.

A Segurança da CBTU-MG possui um canal de recebimento de denúncias que funciona por meio de ligações, mensagens SMS, WhatsApp ou Telegram. Caso queira informar sobre furtos de cabos na via ou outras práticas suspeitas, o telefone é o (31) 9 9999-1108.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.