MG bate recorde de confirmação de mortes por covid pelo 2º dia seguido
Ontem a Secretaria de Saúde alegou que a alta nos número se devia à troca do sistema de contagem; doença está presente em 95% do território mineiro
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
Minas Gerais bateu, nesta quarta-feira (5), pelo segundo dia seguido, o recorde de confirmações de mortes provocadas pelo novo coronavírus.
Foram 152 óbitos incluídos no boletim do governo de ontem para hoje, totalizando 3.195 pessoas mortas por complicações causadas pela covid-19.
O maior volume confirmado em um mesmo dia era o registrado nesta terça-feira (4), quando 149 nomes foram incluídos na lista de vítimas. A SES (Secretaria e Estado de Saúde) havia alegado que a alta de casos ontem aconteceu em função de uma mudança no sistema de contagem. A pasta ainda não se manifestou sobre os números de hoje.
Embora as 152 mortes tenham entrado no boletim desta quarta-feira, isto não significa que elas ocorream nas últimas 24 horas.
Ainda não é possível saber a data dos óbitos, uma vez que o Governo de Minas suspendeu a divulgação dos detalhes dos casos nesta semana devido para uma atualização no sistema. A expectativa é que as informações voltem a ser divulgadas na próxima segunda-feira (10).
Balanço
O novo balanço da Secretaria de Estado de Saúde também aponta que o número de infectados cresceu, passando de 135.728 para 139.661, um acréscimo de 3.933 casos.
A maior parte dos infectados (53%) é de homens e a média de idade dos doentes é de 43 anos. A covid-19 já está presente ao 815 cidades mineiras, o que representa 95% dos municípios do Estado.
Atualmente 108.364 pessoas que tiveram o diagnóstico positivo para o coronavírus em Minas já são consideradas curadas. O número, no entanto, pode ser maior, já que os testes da rede pública estão sendo feitos apenas nos casos graves, moradores de asilos, detentos e os profissionais da Saúde ou da Segurança Pública.