Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MG investiga primeiro caso de covid com suspeita de variante indiana

Paciente de Juiz de Fora, a 283 km de Belo Horizonte, foi diagnosticado com a doença após voltar do país asiático

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7, com Talyssa Lima, da RecordTV Minas

Primeiro caso do país foi registrado no Maranhão
Primeiro caso do país foi registrado no Maranhão Primeiro caso do país foi registrado no Maranhão

Um paciente que testou positivo para covid-19 depois de voltar de uma viagem à Índia está sendo acompanhado pela Prefeitura de Juiz de Fora, a 283 km de Belo Horizonte.

A Secretaria Municipal de Saúde do município foi notificada sobre o diagnóstico da doença e aguarda para saber se o paciente está contaminado com a variante B.1.617, que foi identificada no país asiático.

Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde) de Minas Gerais, o paciente, que não teve a identidade divulgada, e seus contatos foram isolados e são monitorados pelas Vigilâncias Municipal e Estadual.

"Apesar do diagnóstico confirmado de covid-19 do paciente, proveniente da Índia, o sequenciamento genético da amostra encontra-se em andamento, não sendo possível afirmar, até o momento, que se trata de caso associada à nova cepa", destacou a SES ao informar que investiga o caso.

Publicidade

Na última quinta-feira (20), o Instituto Evandro Chagas, ligado ao Ministério da Saúde, confirmou o primeiro registro da variante indiana no Brasil, no litoral do Maranhão. O paciente teve uma piora no estado de saúde e precisou ser intubado em um hospital de São Luís, neste fim de semana.

O homem é tripulante do navio MV Shandong da Zhi, que está parado em alto mar e não teve autorização para atracar no porto da capital maranhense. Até o momento, há confirmação de seis pessoas infectadas no navio cargueiro.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a linhagem predominante da B.1.617 foi identificada primeiramente na Índia em dezembro. Ela é considerada mais transmissível e foi classificada como Variante de Preocupação Global pela OMS.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.