Prefeitura de Caeté (MG) confirma morte de duas pessoas por febre maculosa
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os casos foram constatados em laudos da FUNED (Fundação Ezequiel Dias)
MG no Ar|Do R7
A Prefeitura de Caeté, na região Metropolitana de Belo Horizonte, confirmou nesta quinta-feira (18) a morte de duas pessoas por febre maculosa, doença causada pelo carrapato-estrela. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os casos foram constatados em laudos da FUNED (Fundação Ezequiel Dias).
De acordo com a pasta, diante da gravidade da situação, medidas necessárias de controle e prevenção estão sendo adotadas. Entre elas, ações educativas voltadas à promoção da saúde, com foco especial na zona rural, principalmente na região de provável transmissão.
“Também foi firmada uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e outros órgãos estratégicos, com o objetivo de ampliar a conscientização e alcançar o maior número possível de moradores, levando informações claras sobre os riscos e formas de prevenção da doença”, explicou a pasta.
A prefeitura reforça que, ao frequentar áreas rurais ou ter contato com animais, a população fique atenta à presença de carrapatos. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, náuseas e vômitos.
Caso tenha os sintomas, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que é fundamental procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e informar à equipe médica sobre qualquer contato com carrapatos ou animais, para auxiliar no diagnóstico correto e precoce. Em casos mais graves, a recomendação é buscar atendimento com urgência na Santa Casa de Caeté.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



