Unidade Popular (UP) confirma Indira Xavier como candidata à eleição para a Prefeitura de BH
Vice será Geraldo Neres; partido realizou convenção nesta quarta-feira (31) na ocupação Carolina de Jesus
MG no Ar|Do R7
O Partido Unidade Popular realizou, na noite desta quarta-feira (31), a convenção partidária em Belo Horizonte. A legenda confirmou o nome de Indira Xavier para a disputa pela prefeitura da capital. O vice será Geraldo Neres. O partido também anunciou que terá três candidatos a vereador na capital.
Indira disse que está confiante e que sua meta é ser conhecido na cidade. "O Unidade Popular tem construído um programa para cidade que tem sido debatido com vários movimentos sociais. Temos debatido sobre trabalho e renda, mobilidade nas cidades, enfretamento a violências contra mulheres ", afirmou.
Segundo a legislação eleitoral, os partidos precisam realizar entre os dias 20 de julho e 05 de agosto as convenções partidárias para formalizar os nomes que irão disputar o pleito em outubro. Após as convenções, as legendas precisam fazer o registro das candidaturas até o dia 15 de agosto. No dia 16, começa a campanha eleitoral.
Indira Xavier tem 39 anos e tenta pela quarta vez um cargo público. Em 2006 e 2010 disputou o pleito para deputada estadual no Estado de Alagoas, onde nasceu. Em 2022 entrou na disputada pelo governo de Minas e recebeu 15.604 votos, o que representa 0,14% do total. É a primeira vez que ela entra na corrida para a Prefeitura de Belo Horizonte.
Natural de Maceió (AL), Indira é coordenadora da Casa Tina Martins, a primeira ocupação de mulheres da América Latina, que visa a emancipação das mulheres e o fim da violência. Coordena também o Movimento Olga Benário Brasil, contra a opressão patriarcal-capitalista e na luta pelo socialismo.
Últimas