Logo R7.com
RecordPlus

MG: Polícia Federal faz operação de combate a fraudes em licitações na ANM

Há cumprimentos de mandados em outros três estados; polícia cumpre 15 mandados de busca e apreensão

Minas Gerais|Túlio Lopes, do R7, em Belo Horizonte

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Policia Federal iniciou a "Operação Pedra Turva" para combater fraudes em licitações da Agência Nacional de Mineração (ANM).
  • Cerca de 60 agentes realizam buscas em Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Pará, cumprindo 15 mandados de busca e apreensão.
  • Os criminosos exploravam falhas no sistema da ANM para obter vantagens em licitações, com invasões de sistemas de concorrentes.
  • Suspeitos podem enfrentar acusações por crimes relacionados a licitações e invasão de sistemas eletrônicos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Cerca de 60 agentes da Polícia Federal foram mobilizados
Cerca de 60 agentes da Polícia Federal foram mobilizados Polícia Federal

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (29), uma operação para desarticular um esquema criminoso relacionado a fraudes em licitações realizadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A operação foi nomeada de “Operação Pedra Turva” e cumpre, nesta manhã, 15 mandados de busca e apreensão.

Cerca de 60 agentes da Polícia Federal foram mobilizados para cumprimento dos mandados em Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Pará.


As investigações apontaram que os criminosos se aproveitavam de falhas no Sistema de Oferta Pública e Leilão Eletrônico (SOPLE), da ANM, para submeter propostas mais vantajosas em áreas destinadas à pesquisa ou exploração mineral. Após a obtenção dos direitos, esses contratos eram negociados, inclusive com empresas que participaram dos mesmos processos de licitação.

Segundo a polícia, houve invasão dos sistemas da ANM, permitindo o acesso indevido e antecipado aos lances de concorrentes. A Polícia Federal informou ainda que foi descoberto a criação de empresas fictícias para criar uma falsa competitividade.


Dependendo do nível de participação, os suspeitos poderão enfrentar acusações por crimes como frustração do caráter competitivo em licitações, invasão de dispositivos eletrônicos, falsidade ideológica, entre outros previstos na legislação. As investigações devem continuar.

Nós entramos em contato com AMN, mas ainda não tivemos retorno.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.