AGU solicita suspensão da Stock Car em Belo Horizonte
Pedido é feito pela UFMG e busca impedir preparativos no entorno do Mineirão e da universidade
MG Record|Do R7
Bruno Menezes, da RECORD Minas
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da Advocacia Geral da União (AGU), entrou nesta quinta-feira (4) com uma ação na Justiça Federal para tentar barrar a realização da Stock Car nas imediações da universidade localizada na região da Pampulha, em Belo Horizonte. O evento está marcado para ocorrer entre os dias 15 e 18 de agosto deste ano.
Na ação, o procurador federal Rafael Pinheiro Dantas, pede que as obras preparativas para o evento, já em curso, sejam paralisadas, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. Além disso, pede que os organizadores não realizem o evento no local pelos próximos cinco anos, conforme está previsto e acordado entre a empresa que vai realizar o evento e a Prefeitura de Belo Horizonte. A AGU destaca ainda que a UFMG sequer foi contactada para opinar sobre o local de realização das provas e que não há qualquer “estudo prévio de impacto ambiental, de vizinhança, ou consulta aos possíveis atingidos por seus efeitos”.
A ação destaca que evento enquadra como do tipo “autódromo” e, segundo a legislação municipal, precisaria de licença ambiental para ser realizado.
“A Universidade não se posiciona contra o empreendimento automobilístico Stock Car, mas sim quanto ao local escolhido para sua realização. O Hospital Veterinário realiza cerca de 35 mil atendimentos por ano, promovendo procedimentos clínicos e cirúrgicos em animais domésticos e silvestres, inclusive em escala de plantão 24 horas por dia. Suas atividades são severamente sensíveis ao ruído e outras intervenções ambientais. Vale ressaltar, pois de todos sabido, que muitos animais possuem acuidade auditiva significativamente superior à dos seres humanos. Assim, o rigor com os limites de ruído devem, inclusive, ser maiores”, traz o procurador Federal.
A ação alerta ainda que o evento pode prejudicar o Biotério Central, abrigado no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), que fornece cerca de 23 mil roedores padronizados por ano para pesquisas em todo o país, que estudam a produção de vacinas e o tratamento de doenças como o Alzheimer, e outras doenças degenerativas como: hipertensão, diabetes, dependência química, epilepsia, câncer, hanseníase, dentre outras.
“Perturbações ambientais atípicas afetam o ciclo circadiano dos animais e sua alta sensibilidade aos ruídos e às vibrações sonoras podem causar alterações em seu ciclo reprodutivo, crises compulsivas, canibalismo e comportamentais. Mesmo na sobrevida, as alterações fisiológicas causadas pelo stress a que os animais estariam sujeitos podem torná-los incompatíveis com os parâmetros de um grupo de controle. O alcance dos resultados esperados para as pesquisas pode, consequentemente, ser comprometido”, diz Dantas na ação.
Prejuízo para a comunidade acadêmica
Outro ponto levantado pela ação, é o fato de as obras retirarem seis travessias elevadas e rebaixadas do entorno da universidade, que pode causar transtornos em pessoas cegas, com baixa visão, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e PCDs. “Todos os cursos da saúde têm aulas no ICB e neles estão matriculados o maior número de alunos autistas da universidade. Atualmente tem-se registrados no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG (NAI), 209 alunos autistas na graduação, sendo que 36 deles são do curso de Medicina”, destaca a ação.
A UFMG tem uma comunidade de 53 mil pessoas - dentre professores, funcionários e alunos -, organizados em torno de 91 cursos de graduação, 90 programas de pós-graduação e 860 núcleos de pesquisa.
O Ministério Público Federal entrou com Ação Civil Pública com caráter de urgência pedindo que os organizadores apresentem um estudo de mitigação acústica que demonstre que o evento atenderá aos limites municipais sobre ruídos definidos pela legislação, devendo ser observados os limites de 70dB para áreas comuns e 55 dB para a região do Hospital Veterinário da UFMG.
A reportagem procurou e aguarda um posicionamento da empresa responsável pela Stock Car, assim como a Prefeitura de Belo Horizonte,
Últimas
Inquilino dá calote e foge com bens de proprietário de apartamento em Nova Lima, na Grande BH
Homem leva objetos avaliados em 11 mil reais após alugar imóvel por quatro dias

Serra do Curral: imagens mostram abandono de área explorada por mineração
Área degradada permanece sem recuperação efetiva

Mãe de suspeito de mortes na Grande BH diz que filho é inocente e apresenta novas imagens
Segundo ela, o rapaz estaria na rua, comprando um maço de cigarros em uma mercearia, no momento dos disparos

Brasil firma compromisso com pacto naciona que visa combater o feminicídio
Iniciativa inédita integra sistemas de justiça, segurança, educação e assistência social

Tragédia em Ribeirão das Neves: tiroteio deixa três mortas em padaria
Suspeito é apreendido; motivação ainda é desconhecida

Casos de feminicídio registram maior alta dos últimos dez anos
Minas Gerais ficou em segundo lugar no ranking, com 139 assassinatos

Polícia Federal cumpre segunda fase de operação que investiga fraude eleitoral em MG
Investigação da PF cumpre mandados de busca e apreensão em candidatos das eleições de 2024

Pacientes de Ribeirão das Neves (MG) relatam problemas em postos de saúde
Unidades enfrentam falta de insumos, goteiras e consultas desmarcadas

Candidata faz prova do Enem com apoio da justiça, mas até hoje não sabe as notas
Como os prazos para inscrição nas faculdades já foram encerrados, a estudante não consegue mais concorrer a uma vaga

Mulher denuncia golpe e prejuízo de R$ 7 mil após anúncio em plataforma de vendas
Vítima acredita que dados foram vazados durante negociação em plataforma digital.
Adutora rompe e provoca alagamento em rua de Santa Luzia (MG)
Moradores relatam que a infraestrutura precária das vias já é um problema persistente, dificultando a mobilidade e o acesso às residências

Volta às aulas: conscientização de pais e alunos melhora trânsito e evita multas em BH
Operação visa também regulamentar o transporte escolar coletivo e promover a utilização de cintos de segurança

Homem é dopado e tem dinheiro e pertences roubados em Belo Horizonte
Segundo a vítima, ele foi abordado pelo suspeito e não se lembrava dos eventos até acordar no dia seguinte

Ladrão invade hamburgueria e causa prejuízos; câmeras flagram crime
Suspeito invadiu estabelecimento e levou dinheiro, celulares e bebidas

Universitária tem imagem de rede social manipulada e utilizada para comercial
Vídeo alterado mostra estudante discutindo direitos trabalhistas que não vivenciou



