Logo R7.com
RecordPlus

MGR na Política: entenda a origem da bandeira de BH e de sua possível substituta

Eleitores da capital mineira vão decidir, durante as Eleições 2024, se símbolo da cidade deve ser trocado ou não

MG Record|Do R7

  • Google News

No dia seis de outubro, os eleitores de Belo Horizonte vão escolher não só prefeito e vereadores. Eles também vão decidir se a capital vai ganhar uma nova bandeira. O assunto foi tema do quadro MGR na Política desta quinta-feira (26).

A atual bandeira traz no centro o brasão da capital mineira. Criado por um engenheiro em 1895, o brasão é um símbolo oficial desde o século 19 e traz elementos característicos da cidade, como a muralha da capital nova, a Serra do Curral, o sol e o pico Belo Horizonte, que é o pico mais alto da cidade.

Em 1995, a aplicação do brasão sobre um fundo branco foi formalizada como a bandeira da capital mineira. Para diferenciar brasão e a bandeira, o artista plástico Gabriel Figueiredo criou uma nova proposta, que vai ser votada este ano. O desenho pega o elemento central do brasão, que é o nascer do sol no pico e adapta para que ele funcione dentro de uma linguagem de bandeira.

A ideia da nova bandeira ganhou força nas redes sociais, em 2022, e virou um projeto de lei na Câmara Municipal. O projeto de lei da mudança foi aprovado pela Câmara dos Vereadores da capital, mas a bandeira de Belo Horizonte só poderá mudar se a maioria da população quiser porque a mudança depende do voto popular.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.