MGR na Política: foco do TRE-MG nas eleições 2024 é o combate a desinformação
Ramom Tácio, presidente da instituição, foi o entrevistado desta quinta-feira (08) do quadro MGR na Política
MG Record|Do R7
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais tem como principal objetivo combater a desinformação durante as eleições de 2024. Segundo o presidente da instituição, Ramom Tácio, o foco é que o eleitor possa tomar sua decisão sem ser coagido.
"O maior desafio da Justiça Eleitoral é o de proteger, acima de tudo, a vontade livre, isenta, sem que haja sobre ela qualquer coação. Para que o eleitor possa no dia da votação exercitar o seu direito de forma livre e independente. Nós temos feito tudo para que isso aconteça da melhor forma possível. A desinformação é um mal para o país, para a nação, para a ordem. A Justiça Eleitoral faz todo um trabalho visando que essa desinformação seja combatida de forma efetiva, de uma forma que o eleitor possa, antes de mais nada, saber que aquilo que está circulando é uma mentira”, falou Tácio durante participação no quadro MGR na Política desta quinta-feira (08).
A preparação para as eleições começou no dia 1º de agosto e segue até o final do mês. Mais de 48 mil urnas serão enviadas para 851 municípios mineiros. Cerca de 30 pessoas trabalham diariamente no centro de Apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Neste ano, o transporte das urnas eletrônicas está sendo feito por caminhões dos Correios e para que os equipamentos cheguem em segurança nas zonas eleitorais. Eles também têm um rastreador, que ajuda a Polícia Militar Rodoviária e Polícia Rodoviária Federal a monitorar todo o deslocamento.
O presidente do TRE também comentou sobre o esforço da Justiça Eleitoral em fazer com que as eleições aconteçam de forma segura em todo o estado.
"Nós temos um modelo de segurança, criado pelo nosso TRE e que está sendo copiado pelos outros municípios. Nós vamos ter parcerias com a PM, com a PF e com as Assembleias. Nosso bem maior é proteger a livre escolha do eleitor, tudo será feito para ele exercitar esse direito cívico do voto de forma livre e independente. País melhor é o país em que as pessoas possam escolher os seus governos sem vícios”, disse o presidente.
Dados da Justiça Eleitoral apontam que Minas Gerais é o segundo estado do país com mais eleitores. São 16,2 milhões de pessoas que irão escolher os novos prefeitos e vereadores. As eleições acontecem no dia 06 de outubro.
O presidente do TRE também comentou sobre como será a regulamentação do uso de IA, fraude em cotas femininas e a participação dele no seminário Minas Contra as Fake News, promovido pela RECORD Minas e a UFMG, na próxima terça-feira (13).
Últimas

Dois homens presos e um menor apreendido após usarem moto roubada em outro crime em BH
Prisão aconteceu após uma perseguição policial na região Norte da capital mineira

Mulheres são arrastadas durante chuva e salvas por dupla que enfrentou enxurrada em MG
Vítimas percorreram vários metros sem conseguir se segurar, até que dois homens enfrentaram a força da água

Famílias protestam contra mudanças no sistema público de transporte de alunos em BH
De acordo com a prefeitura, a reorganização visa atender mais alunos

Chuva deixa rastro de destruição, com cinco mortos em Minas Gerais
Deslizamentos em Muriaé e Eugenópolis causam cinco mortes e mobilizam equipes de resgate.

Comerciantes da região Nordeste de BH enfrentam prejuízos com obra da Copasa atrasada
Por nota, a Copasa informou que 95% dos serviços estão concluídos e o novo prazo é até o fim de março

Moradores enfrentam crise de falta de água no Cidade Nova, em BH
Após três dias sem água, síndico contrata caminhões pipa, cada um custando até R$ 1.300

Muro desaba após enxurrada e causa danos a casa de comerciante em Contagem
Moradores relatam desespero durante invasão da água; Defesa Civil monitora área e avalia medidas preventivas
Inquilino dá calote e foge com bens de proprietário de apartamento em Nova Lima, na Grande BH
Homem leva objetos avaliados em 11 mil reais após alugar imóvel por quatro dias

Serra do Curral: imagens mostram abandono de área explorada por mineração
Área degradada permanece sem recuperação efetiva

Mãe de suspeito de mortes na Grande BH diz que filho é inocente e apresenta novas imagens
Segundo ela, o rapaz estaria na rua, comprando um maço de cigarros em uma mercearia, no momento dos disparos

Brasil firma compromisso com pacto naciona que visa combater o feminicídio
Iniciativa inédita integra sistemas de justiça, segurança, educação e assistência social

Tragédia em Ribeirão das Neves: tiroteio deixa três mortas em padaria
Suspeito é apreendido; motivação ainda é desconhecida

Casos de feminicídio registram maior alta dos últimos dez anos
Minas Gerais ficou em segundo lugar no ranking, com 139 assassinatos

Polícia Federal cumpre segunda fase de operação que investiga fraude eleitoral em MG
Investigação da PF cumpre mandados de busca e apreensão em candidatos das eleições de 2024

Pacientes de Ribeirão das Neves (MG) relatam problemas em postos de saúde
Unidades enfrentam falta de insumos, goteiras e consultas desmarcadas



