Logo R7.com
RecordPlus

Projeto para adotar tarifa zero no transporte coletivo em BH será votado nesta sexta (03)

Cidade pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo; proposta divide opiniões entre especialistas e empresários

MG Record|Do R7

  • Google News

Belo Horizonte pode se tornar a primeira capital do Brasil a adotar o sistema de tarifa zero no transporte de ônibus para toda a população. A proposta da vereadora Isa Lourenço (PSOL) será votada em primeiro turno nesta sexta-feira (03) na Câmara Municipal.

O projeto se inspira em modelos de gratuidade adotados em cidades brasileiras e no exterior e prevê financiamento por meio da taxação de empresas com mais de nove funcionários, substituindo o vale-transporte. Microempresas seriam isentas da cobrança.

Estudos da UFMG indicam que a medida poderia beneficiar o comércio local. No entanto, a proposta enfrenta críticas. A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais alerta que o modelo pode gerar perda de até 55 mil empregos formais ao aumentar os custos para os empregadores. Especialistas também afirmam que os custos do transporte seriam repassados indiretamente aos consumidores, por meio de preços mais altos de produtos e serviços.

Para avançar, o projeto precisa do voto favorável de 28 dos 41 vereadores. Caso seja aprovado e sancionado pelo prefeito, a gratuidade entraria em vigor no próximo contrato de concessão do sistema de transporte, em até quatro anos.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.