Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MG tem novo recorde de casos de covid em 24 h no último dia do ano

Governo Estadual confirmou mais 6.865 diagnósticos positivos para coronavírus, o maior volume desde o início da pandemia

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7


Governo diz que aumentou volume de testes
Governo diz que aumentou volume de testes

O Governo de Minas registrou, nesta quinta-feira (31), o maior volume de casos de covid-19 confirmados em 24 horas desde o início da da pandemia.

De ontem para hoje, 6.865 pessoas entraram na lista oficial de infectados pelo novo coronavírus. Com a atualização, o total de contaminados chegou a 542.909.

Agora, o dia 23 de dezembro, que até então tinha a maior quantidade de casos confirmados, com 6.519, passa a ocupar o segundo lugar no ranking.

As mortes também seguem aumentando e chegaram a 11.902, com a confirmação do óbito de mais 118 pessoas. O dia com confirmação da maior quantidade de mortes foi 12 de agosto, com 170 registros.

Publicidade

Os homens representam 57% do total de óbitos. Entre os pacientes que morreram, 73% tinha alguma outra doença como cardiopatia e diabetes.

Para a Ses (Secretaria de Estado de Saúde), dois fatores podem explicar o aumento de resultados positivos. O primeiro deles é a ampliação da testagem desde o dia 6 de outubro. "Em setembro, eram realizados 1,125 testes por dia e, atualmente, esse número é de 3.206 testes por dia, o que aumenta proporcionalmente a positividade", explicou a pasta em nota.

Publicidade

A segunda explicação para o governo é o relaxamento da população em relação às ações de proteção. "Por outro lado, o aumento da incidência nas últimas semanas também pode estar relacionado à diminuição da atenção aos protocolos de segurança, ou seja, redução do uso de máscaras, afrouxamento no distanciamento social mínimo e não higienização constante das mãos. Além disso, a SES recebeu relatos de aglomerações decorrentes das festividades de fim de ano", conclui.

Belo Horizonte

Publicidade

O avanço da pandemia também preocupa a prefeitura de Belo Horizonte. Durante coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (30), o prefeito Alexandre Kalil (PSD) afirmou que vai aguardar até a próxima semana para decidir se voltará a fechar a cidade, permitindo apenas os serviços essenciais.

— Estamos dando uma semana para que Belo Horizonte abaixe os números, considerando que a cidade esvaziou. Se a cidade está mais vaizia, o R0 [índice que monitora o ritmo de proliferação do vírus] caiu, mas o sistema de CTIs [Centros de Terapias Intensiva] está estável em um patar muito alto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.