MG vai derrubar uso de máscaras em datas diferentes por cidade
Secretaria de Saúde deve estabelecer percentual mínimo de vacinação para adotar medidas; calendário ainda não foi anunciado
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a covid-19 em Minas Gerais deve acontecer em datas diferentes entre os 853 municípios do Estado.
A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, nesta sexta-feira (12). Segundo ele, a decisão deve estar atrelada ao nível de vacinação.
"Não há como tratar todo o Estado da mesma forma se a vacinação é desigual", explicou o secretário ao lembrar que o índice de imunizados é diferente entre as cidades.
Segundo Baccheretti, o governo já começou a discutir o assunto. Novas reuniões devem acontecer na próxima semana, onde técnicos devem estabelecer os critérios mínimos para cada cidade.
"Há a expectativa de atingirmos, ainda neste ano, os índices para desobrigar o uso, mas ainda apenas para locais abertos. Para locais fechados não deve acontecer neste ano. Temos visto países como a Holanda voltando a obrigar o uso de máscaras em locais como metrôs e não queremos passar por isto", pontuou.
Dados de Minas Gerais
Minas Gerais registrou, até hoje, 55.885 mortes e 2.196.054 casos confirmados de covid-19. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 36 óbitos e 1.248 novas notificações. Fábio Baccheretti avalia que a incidência da doença no Estado é "considerada baixa", tendo aproximadamente 30 novos casos a cada 100 mil habitantes. Em outubro deste ano, 606 das 853 cidades mineiras não registraram mortes causadas pelo coronavírus.
Considerando toda a população de Minas Gerais, 75,99% dos moradores receberam uma dose da vacina e 59,61% concluíram o esquema vacinal. Filtrando apenas o público-alvo de 12 anos ou mais, o percentual se eleva, respectivamente, para 89,36% e 70,10%.
Veja os índices de vacinação entre as capitais brasileiras: