MG vai reduzir em 75% alunos atendidos pelo ensino integral
Decisão vai cortar de 111 mil para 30 mil número de estudantes contemplados; Estado se afasta do cumprimento da meta do PNE
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
A SEE (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) vai reduzir em 75% o número de estudantes atendidos na educação integral do Estado.
A informação foi confirmada pela secretária Júlia Sant'Anna, que compareceu a uma audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia de Minas nesta quarta-feira (10).
De acordo com informações da pasta, 111.528 estudantes de 1.640 escolas são atendidos pelo sistema em todo o Estado. Esse número será reduzido para 30 mil alunos de cerca de 500 escolas.
"As escolas contempladas são aquelas que apresentaram situação de vulnerabilidade social e que já ofertavam a Educação Integral e Integrada em anos anteriores", diz a SEE em nota.
Meta
Com a decisão da Secretaria de Estado de Educação, Minas Gerais fica ainda mais longe de cumprir uma das metas estabelecidas no PNE (Plano Nacional de Educação).
A Meta 6 do plano prevê que, até 2024, 25% dos estudantes da educação básica sejam atendidos pelo ensino integral.
De acordo com dados do Educacenso 2016, Minas Gerais tem 1,8 milhão de alunos matriculados na educação básica - educação infantil, ensino fundamental e médio. Mas apenas 5,93% são atendidos pela educação em tempo integral.
Com a reforma realizada pela Secretaria de Educação a partir deste ano, apenas 1,6% dos alunos passarão a usufruir do ensino integral.