Logo R7.com
RecordPlus

Minas Gerais registra mais de 50 tremores de terra em 2022

Quase a metade dos abalos sísmicos, confirmados por UnB, aconteceu nas cidades de Sete Lagoas (MG) e Divinópolis (MG)

Minas Gerais|Antonio Paulo, da Record TV Minas

  • Google News
Divinópolis (MG) foi a cidade com mais tremores neste ano segundo Observatório Sísmico
Divinópolis (MG) foi a cidade com mais tremores neste ano segundo Observatório Sísmico

O Observatório Sismológico, da Universidade Federal de Brasília, registrou neste ano mais de 50 tremores de terra em todo o Estado de Minas Gerais. Os dados, disponíveis no site da universidade, foram confirmados pelo professor George Saad.

De acordo com o observatório, ao todo foram 52 tremores de terra confirmados pelo equipamento tecnológico de sismologia. Destes, quase a metade aconteceu somente em duas cidades: Sete Lagoas (MG) e Divinópolis (MG).


Na madrugada desta quarta-feira (28), um tremor de terra 2,8 graus na escala Richter foi registrado em Sete Lagoas (MG). Foi o 12º abalo sísmico na cidade da região Central de Minas no ano. Nas redes sociais, moradores divulgaram o tremor, registrados por câmeras de segurança.

Veja o vídeo:


"São tremores de baixa intensidade, causado por movimentações de falhas geológicas que ficam na região. Tende a ser um fenômeno natural", explicou o professor George Saad que, por "ironia do destino", estava na cidade pesquisando sobre o assunto e foi surpreendido pelo abalo sísmico.

No tremor de Sete Lagoas, segundo a Defesa Civil Municipal, não houveram vítimas e registro de ocorrência por danos


Ainda de acordo com o professor Saad, para um tremor de terra ter potencial de causar danos, seria necessário ser superior a 3,5 graus.

Divinópolis, a cidade dos Terremotos


A cidade que mais registrou tremores de terra no ano, segundo Observatório Sismológico, foi Divinópolis (MG), município da região Centro-Oeste que fica a 130 quilômetros de Belo Horizonte (MG). Ao todo foram 17 registros confirmados.

À 35 quilômetros de Divinópolis, em São Gonçalo Do Pará (MG), houve o tremor de terra mais intenso do ano, de 3,2 graus na escala Richter. O abalo sísmico aconteceu em 15 de janeiro.

Em 30 dias, do dia 10 de janeiro até 10 de fevereiro, foram 22 tremores somente na região Centro-Oeste. Seis em Carmo do Cajuru (MG), um em São Gonçalo do Pará (MG) e 15 em Divinópolis (MG).

"A gente não consegue ainda fazer uma associação entre os tremores ainda. Estamos pesquisando", disse o professor Saad

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.