Minas pode ter 36 barragens sem estabilidade interditadas
ANM revelou que vai interditar 56 estruturas em todo o Brasil, Minas concentra mais de 60% delas; 11 barragens estão em operação
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
Das 56 barragens que não apresentaram ou tiveram reconhecida a (DCE) Declaração de Condições de Estabilidade, 36 estão em Minas Gerais, o que representa 64% do total. A ANM (Agência Nacional de Mineração) divulgou que pretende interditar todas as estruturas que não possuem o documento.
Em Minas Gerais, a ANM não atestou a estabilidade de 13 estruturas, dentre elas 10 da Vale, que tiveram o nível de emergência elevado para 1. As outras são da empresa ArcelorMittal e Mosaic Fertilizantes P&K.
No caso das outras 23 estruturas, as empresas responsáveis não entregaram a tempo os documentos que garantissem a estabilidade. O prazo terminou no domingo (31). A Vale (8 barragens), Emicon Mineração(3), MBR (2), CSN (2), Mundo Mineração (2), Mosaic Fertilizantes (2), Topazio Imperial Mineração (1), Bauminas Mineração (1), Cia Mineradora Catité Duo (1) e Minerações Gerais (1) são as mineradoras responsáveis por essas estruturas.
Conforme a ANM, 11 das 36 barragens que não apresentam o DCE estão em operação. As demais constam como "desativadas".