Moradores de Dom Silvério (MG) contabilizam prejuízos e limpam ruas após temporal
Imagens feitas por maradores mostram ruas destruídas, casas alagadas e pessoas ilhadas; há registro de falta de água na cidade
Minas Gerais|Maria Luiza Reis, do R7 e Nalu Saad, da Record Minas
Moradores de Dom Silvério, a 178 km de Belo Horizonte, contabilizam os prejuízos e limpam as ruas da cidade, nesta quarta-feira (08), após o forte temporal que atingiu a cidade na tarde de terça-feira (07). Segundo a prefeitura, houve um transbordamento no córrego do Mingau.
A Defesa Civil aponta que, em 20 minutos, choveu 50 mm no município. A água alagou vias, invadiu casas, arrastou veículos e derrubou pontes. Os bairros mais afetados foram Campestre e Centro. Imagens feitas por maradores mostram ruas destruídas, casas alagadas e pessoas ilhadas.
A cidade está no alerta máximo do Inmet. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuam no local. Não há vítimas. Segundo o prefeito José Bráulio, o cenário na cidade é caótico, mas a administração está adotando todos os esforços para mitigar os impactos. O político, inclusive, ajudou no resgate de famílias ilhadas. Em um vídeo, é possível vê-lo se aproximando de uma casa com uma corda para socorrer uma mulher.
Representantes de secretarias municipais se reuniram na sede da prefeitura na noite desta terça-feira para discutir as ações, junto com equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. “Estamos aqui para acalmar a população. Sabemos da situação difícil do município, mas o pior já passou”, afirmou o prefeito.
Há registro de falta de água na cidade. Segundo a Copasa, o serviço será retomado gradativamente a partir desta quarta-feira (8 de janeiro), com previsão de restabelecimento completo para quinta-feira (9).
O município de Dom Silvério pede que os moradores usem a água “de maneira responsável e consciente”, evitando desperdício. “Cada gota conta e a colaboração é essencial para garantirmos o restabelecimento o mais rápido possível”, afirmou.
Alerta de chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta quarta-feira (8 de janeiro), um alerta laranja de “perigo” para tempestades acompanhadas de vendaval, que podem atingir Belo Horizonte e outras 613 cidades mineiras. O comunicado vale entre a manhã desta quarta-feira até às 10h de quinta-feira (9 de janeiro).
Conforme o alerta, a previsão é de chuva entre 30mm e 60mm no período de uma hora, ou até 100mm durante o dia. A tempestade deve ser acompanhada de ventos intensos que podem chegar a até 100km/h, o que já é considerado vendaval.
Nessas condições, há a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O instituto orienta a não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.