Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Moradores relatam tremor de terra em Sete Lagoas: 'Um dos mais fortes'

Abalo foi sentido em diversos bairros da cidade, na manhã deste sábado (16); população se preocupa com retorno do fenômeno

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Cidade já sofreu com série de abalos
Cidade já sofreu com série de abalos

Moradores de Sete Lagoas relatam a ocorrência de um tremor de terra, na manhã deste sábado (16), na cidade, localizada a 70 km de Belo Horizonte. O município, com 241 mil habitantes, chamou a atenção dos centros de sismologia por abalos sequenciais em 2022.

"O de hoje foi um dos mais fortes que eu senti", contou ao R7 a biomédica Cassia Junia, de 40 anos. A moradora do bairro Eldorado lembra que o abalo aconteceu pouco depois do momento em que ela acordou. "Meu cãozinho correu para perto de mim, por medo", completou. Os órgãos oficiais ainda não informaram a magnitude do abalo.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto


Nas redes sociais, internautas reafirmaram a força do abalo. "Na minha opinião, o mais forte de todos até hoje", escreveu uma moradora. "Pensei que alguém tivesse batido um carro na garagem do meu prédio", comentou outra.

Os relatos revelam que a ocorrência foi sentida nos bairros de Catarina, Santo Antônio, Jardim Arizona, Progresso, Iporanga, São Cristóvão, Vale das Palmeiras e Várzea, além de em Eldorado. Segundo a prefeitura, as forças de segurança e a Defesa Civil não foram acionadas para atender a eventuais ocorrências de dano estrutural ou problemas causados pelo tremor.


Dados do Observatório Sismológico da USP (Universidade de São Paulo) mostram que o último tremor registrado em Sete Lagoas aconteceu no dia 3 de maio deste ano, com 2,1 graus na escala Richter, nível considerado de baixa magnitude. O abalo deste sábado ainda não foi registrado pelos sistemas da USP nem pelo Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília).

A sequência de tremores do último ano motivou uma pesquisa do Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília). O estudo mostrou que os fenômenos são de causa natural e estão ligados a falhas geológicas existentes sob a cidade. "Começou tudo de novo. Essa novela não tem fim", lamentou um morador, referindo-se aos outros abalos.

Cratera que se abriu em Sete Lagoas tem relação com tremores de terra? Especialista explica:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.