Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Morre idosa que foi atropelada ao desembarcar de ônibus na Grande BH

Roda do coletivo passou sobre a perna direita da idosa, causando um esmagamento grave; ela estava internada a três dias

Minas Gerais|Rosildo Mendes

Idosa vítima de atropelamento em ônibus morre após dois dias internada Álbum família

Faleceu, na noite dessa quarta-feira (11), a idosa que sofreu um grave acidente ao desembarcar de um ônibus da linha 101A, no bairro Nacional, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na última segunda-feira (9). Eva Custódia Ferreira, de 79 anos, chegou a ser socorrida e ficou internada no Hospital Municipal de Contagem, por dois dias.

O acidente ocorreu quando Eva desembarcava do coletivo e o motorista arrancou o veículo antes que ela completasse a descida. A roda do ônibus passou sobre a perna direita da idosa, provocando um esmagamento grave. O motorista seguiu dirigindo, deixando a vítima caída no local, até ser alertado por outro condutor que o seguiu para informá-lo sobre o atropelamento. Familiares da vítima afirmam que procuraram a empresa responsável pelo ônibus, mas, até o momento, não houve manifestação oficial nem envio de representantes para oferecer apoio.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) confirmou o acidente com um ônibus da linha metropolitana 101A (Nacional / Cid. Industrial / Eldorado) no momento do desembarque. Entretanto, a entidade afirmou que, ao identificar a situação, o motorista parou o veículo imediatamente, desembarcou e acionou tanto a empresa responsável pela linha quanto o SAMU e a Polícia Militar. Segundo o Sintram, o motorista e um representante da empresa permaneceram ao lado da vítima até a chegada do socorro e prestaram depoimentos, apoio à vítima e acompanhamento de todo o resgate.

Em nota, o Sintram ainda lamentou o ocorrido, manifestou solidariedade à família e informou que forneceu o número do sinistro a um familiar responsável, colocando-se à disposição para mais esclarecimentos. O sindicato também destacou que a empresa envolvida no acidente enviou um colaborador ao hospital para visitar a passageira e que ambos, a empresa e o Sintram, estão acompanhando o caso de perto.


Imagens capturadas no local mostram, no entanto, que o motorista só parou o ônibus a uma distância considerável do local do acidente. Os familiares pedem justiça, maior responsabilidade por parte das empresas de transporte público e um posicionamento oficial sobre o ocorrido.

Confira a nota da Transcon na íntegra:


“A Transcon informa que o acidente ocorrido na manhã, da última segunda-feira (9), envolvendo um ônibus da linha 101 A, está sendo tratado com a máxima seriedade e atenção.

O incidente aconteceu às 09h38, na rua Quintino Bocaiúva, bairro Pedra Azul, e envolveu o veículo de prefixo 1539. A vítima recebeu atendimento imediato pelo SAMU e foi encaminhada ao Hospital Municipal de Contagem, onde permanece internada recebendo os cuidados médicos necessários.


A empresa concessionária responsável pela operação da linha e o motorista envolvido estão adotando todas as medidas cabíveis para prestar o suporte necessário à vítima e à sua família. Ressaltamos que o motorista está recebendo apoio psicológico devido ao impacto emocional do ocorrido.

Segundo o contrato de concessão, todos os veículos da frota do sistema municipal de transporte coletivo possuem seguro de responsabilidade civil, que cobre danos corporais e materiais causados a passageiros e terceiros.

A Transcon está acompanhando o caso de perto para garantir que o seguro seja devidamente acionado, assegurando os direitos da vítima e de seus familiares. Além disso, foi encaminhado um ofício ao sindicato representativo da categoria para verificar as providências que serão tomadas junto aos operadores do transporte coletivo, reforçando a necessidade de ações preventivas e de conscientização para evitar situações como esta.

A Transcon reafirma seu compromisso com a segurança e a qualidade do transporte público na cidade e está em contato com a empresa concessionária para implementar medidas que visem prevenir novos episódios semelhantes.”

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.