Minas Gerais Motoristas de BH encerram alerta de greve após oferta de reajuste salarial

Motoristas de BH encerram alerta de greve após oferta de reajuste salarial

Categoria firmou acorde para receber correção de 8,2% nos salários, retroativo a outubro de 2022

  • Minas Gerais | Maria Fernanda Ramos*, da Record TV Minas

Divulgação / Câmara de BH / Karoline Barreto

A greve dos motoristas de ônibus está oficialmente finalizada. A informação é do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH) que, em audiência com representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Sindicato das Empresas do Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SETRA-BH), na tarde desta quinta-feira (19), comunicou a aceitação do reajuste apresentado pelo Setra-BH, dando fim ao movimento.

Os motoristas aprovaram a proposta de reajuste de 8,2% no salário, retorno do ticket alimentação nas férias e abono salarial em assembleia na tarde de quarta-feira (18).

O valor será retroativo a outubro de 2022. Uma comissão do sindicato realizou uma assembleia itinerante, em estações e garagens, e obteve maioria de votos favoráveis à aprovação da proposta. O reajuste entra em vigor no mês de abril.

Além disso, durante a audiência com o MPT, ficou decidido que as empresas não irão descontar o dia parado dos trabalhadores, relacionado à greve, e não será feita nenhuma retaliação.

A paralisação aconteceu na última segunda-feira (16). Na data, os manifestantes decidiram suspender provisoriamente o movimento até a avaliação de reajuste oferecida pelo sindicato patronal.

Confira a nota oficial do STTRBH:

"Ficou acertado que os trabalhadores do Transporte Coletivo irão receber, retroativo a outubro de 2022, um reajuste de 8,2%. Além disso, foram atendidas as reivindicações da categoria  quanto ao retorno do ticket nas férias e o pagamento do abono salarial. Durante a audiência com MPT, realizada nesta quinta-feira, 19, ficou definido que as empresas não irão descontar dos trabalhadores o dia parado, relacionado ao movimento grevista, e não fará nenhuma retaliação. Vale ressaltar que a proposta foi aprovada pela categoria, na última quarta-feira, por meio de assembleias itinerantes."

* Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas