MP arquiva investigação sobre aeroporto construído por Aécio em fazenda de tio
Dos 11 conselheiros, sete votaram pelo arquivamento
Minas Gerais|Do R7, em Belo Horizonte
Por decisão do Conselho Superior do Ministério Público de Minas Gerais, foi arquivada a investigação sobre a construção do Aeroporto de Cláudio em terras desapropriadas de um tio do senador Aécio Neves (PSDB). A decisão foi tomada no dia 23 de novembro e publicada no Diário Oficial no dia 28.
Votaram 11 conselheiros. Destes, sete votaram pelo arquivamento e quatro foram contra.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
A investigação foi aberta pelo MP após denúncia em março de 2009 e arquivada durante o mandato de Aécio como governador. Após matéria da Folha de São Paulo, em 2014, mostrar que o terreno em que o aeroporto foi construído era de um tio-avô de Aécio antes da desapropriação, e que a chave fica sob sua posse, promotores reabriram o caso. O valor da indenização milionária também foi questionado.
Segundo o conselho do MP, Aécio enquanto governador não cometeu ato de improbidade administrativa por desapropriar parte de fazenda de um parente para construir um aeroporto. Os promotores justificaram que as intervenções fizeram parte de “diversas outras obras, sem qualquer indício de propósito de violação aos princípios que norteiam a administração pública, em especial o da impessoalidade”.