Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Natal em Minas Gerais tem previsão de tempo instável e alerta para mais temporais

Os municípios mineiros, incluindo BH e região, devem se preparar para mais instabilidades até o fim de semana

Minas Gerais|Andréa Silva, da RECORD MINAS

Os municípios mineiros, incluindo BH e região, estão em alerta para mais temporais até o fim de semana

O feriado de Natal, neste 25 de dezembro, tem previsão de pancadas de chuva, especialmente à tarde, em grande parte de Minas Gerais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que o dia será marcado por muita nebulosidade, especialmente nas faixas Central, Leste e parte do Norte do Estado.

Para Belo Horizonte e região metropolitana, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu parcialmente nublado a nublado com chuvas, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, a qualquer hora do dia. A temperatura mínima foi de 20,3°C e a máxima estimada é de 29°C. A umidade relativa mínima do ar ficará em torno de 50% à tarde.

Alertas mantidos

O alerta amarelo de chuvas intensas foi atualizado pelo Inmet às 8h30 desta quarta-feira e é válido até às 10h da sexta-feira (27). Segundo o comunicado, estão previstas precipitações com volume de 20 a 30 milímetros e ventos intensos com velocidade de 40 a 60 km/h.

Ainda segundo o Inmet, diferente dos dias anteriores, para os municípios mineiros localizados na Zona da Mata, Centro-Oeste, vales do Jequitinhonha e Mucuri, e nas regiões Norte e Nordeste não há previsão de chuva e se chover será pancadas rápidas e em áreas isoladas.


Em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas, BH segue com risco geológico alto em todas as regionais até a próxima sexta-feira (27), segundo a Defesa Civil Municipal. Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Perdas


No período chuvoso de 2024/2025, do acumulado de setembro até esta quarta-feira, foram confirmadas nos Estado seis mortes em decorrência da chuva - uma em Uberlândia (Triângulo Mineiro), três em Ipanema (Zona da Mata), uma em Maripá de Minas (Zona da Mata) e a mais recente em Coronel Pacheco (Zona da Mata).

Mais chuvas

E Minas Gerais se prepara para mais chuva até o fim de semana. É que entre a quinta (26) e a sexta, de acordo com o Inmet, deve ocorrer a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no país. Este sistema é responsável por promover dias seguidos de tempo nublado, volumes consideráveis de chuva, por vezes persistentes, que tende causar impactos à população.

Temporais devem se concentrar em áreas desde o sudoeste da Amazônia, cruzando as regiões Centro-Oeste e o Sudeste do país, até o Oceano Atlântico. Os estados já foram alertados, especialmente no Sudeste, para os possíveis transtornos à população. A ZCAS pode atuar pelo menos até a próxima segunda-feira (30).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.