Minas Gerais Nova administradora do metrô de BH revela projeto de reforma da Estação Lagoinha

Nova administradora do metrô de BH revela projeto de reforma da Estação Lagoinha

Esboço mostra como devem ficar as áreas interna e externa com a modernização; empresa ainda não detalhou calendário de obras

  • Minas Gerais | Do R7

Projeto prevê revitalização, pintura e melhoria na estrutura do terminal

Projeto prevê revitalização, pintura e melhoria na estrutura do terminal

Divulgação / Governo de Minas Gerais

A Comporte, nova administradora do metrô de Belo Horizonte, divulgou nesta sexta-feira (24) as primeiras imagens do projeto de reforma das estações da linha 1 do sistema. O esboço mostra como ficará a estação Lagoinha após a modernização.

O vídeo de divulgação revela que a unidade passará por intervenções tanto nas áreas internas quanto externas. A fachada será revitalizada, com pintura e adequações de estrutura. O mezanino, onde ficam as bilheterias e lojas, será modernizado. Além da troca de cores das paredes, haverá mudanças no piso e melhorias dos espaços dedicados a lojas. A plataforma também será reformulada. Assista ao vídeo abaixo:

O contrato com o poder público prevê que a Comporte deve iniciar a revitalização das 19 estações da linha 1 já em 2023, primeiro ano da concessão. Uma 20ª será construída no Novo Eldorado, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A empresa ainda não detalhou o cronograma de entregas.

A nova administradora também terá a obrigação de construir a linha 2 do metrô, ligando o bairro Calafate, na região oeste, à regional Barreiro, por meio de sete estações em um percurso de 10,5 quilômetros. O projeto é antigo e já começou a ser executado em 1998, mas a obra não foi para frente.

As novas estações, segundo a Comporte, devem começar a ser inauguradas no quarto ano do contrato, ou seja, em 2026. Em 2028, sexto ano da concessão, todas elas já devem estar operando.

Mezanino deve ser modernizado, com nova iluminação e pintura

Mezanino deve ser modernizado, com nova iluminação e pintura

Divulgação / Grupo Comporte

A Comporte calcula que até lá, o sistema deve transportar 270 mil passageiros diariamente. Do total, 50 mil estarão ligados à futura linha 2.

O contrato de concessão do serviço foi assinado nesta quinta-feira (23) e tem validade de 30 anos. O leilão aconteceu em dezembro do ano passado. O Grupo Comporte arrematou a operação do metrô por R$ 25,7 milhões.

Reforma deve chegar até a plataforma da estação

Reforma deve chegar até a plataforma da estação

Divulgação / Grupo Comporte

Grupo Comporte

A empresa é conhecida pela atuação no setor de transportes, oferecendo serviços rodoviário e urbano. O grupo iniciou as atividades há 70 anos, na cidade mineira de Patrocínio, a 426 km de Belo Horizonte.

A empresa atua pelo Brasil com veículos leves sobre trilhos (VLT), transporte de cargas, encomendas e tem uma das maiores frotas de transporte de passageiros do país. São quase 1,7 milhão de pessoas atendidas por dia pelo grupo.

"O objetivo da Comporte é possibilitar o acesso a um sistema que trará modernidade, segurança e estabilidade no serviço por meio de diversas melhorias que serão implementadas ao longo dos próximos anos", declarou a empresa em comunicado.

Últimas