Número de desaparecidos dispara 30% em Minas Gerais em 2025
No ano passado, 9284 pessoas sumiram conforme os boletins de ocorrência, contra 7079 registrados em 2024
Minas Gerais|Túlio Lopes, do R7, em Minas Gerais e Antônio Paulo, da RECORD Minas
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O número de desaparecidos disparou 30% em Minas Gerais. De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, em 2024, foram 7079 denúncias. Já em 2025, foram 9284 registros de desaparecimentos, um aumento de 31,15%. Os dados foram divulgados pela Sistema integrado de Segurança Pública de Minas Gerais, da Polícia Civil do estado.
O caso de Lourival Pereira da Silva, de 56 anos, morador da cidade de Periquito, na região Leste de Minas Gerais, é um dos exemplos de desaparecimento no estado. O homem está desaparecido desde o dia 12 de janeiro deste ano. De acordo com os familiares, Lourival, que é vaqueiro saiu de casa para mais um dia de trabalho. No entanto, imagens de uma câmera de segurança de uma residência vizinha mostram que ele retornou para casa por volta das 9h30, chegando de motocicleta e entrando no imóvel. O vídeo não registra o vaqueiro deixando a residência após esse horário.
Mistério
Ainda no mesmo dia, por volta das 17h, Lourival fez contato com um irmão e relatou que estava sendo ameaçado por uma mulher, sem mencionar nomes. Pouco tempo depois, ele ficou incomunicável, e desde então, não foi mais visto.
Denúncia da esposa
A atual esposa de Lourival procurou a polícia no dia 15 de janeiro e registrou um boletim de ocorrência comunicando o desaparecimento do marido. No entanto, segundo a família, a versão apresentada por ela não condiz com as imagens do circuito de segurança.
Um dos filhos de Lourival, do primeiro casamento, foi até a residência do pai após tomar conhecimento do sumiço, mas não foi autorizado a entrar no local pela companheira.
Atuação da Polícia
Cães farejadores e equipes da Polícia Militar realizaram buscas no antigo local de trabalho de Lourival, conhecido como Fone, mas nenhum vestígio foi encontrado.
Diante das inconsistências, a família procurou a Delegacia de Governador Valadares e registrou uma denúncia de homicídio. A atual esposa deverá ser intimada para prestar depoimento.
“Tem vídeo dele chegando em casa às nove e meia da manhã e não sai mais. A esposa diz que ele saiu pra trabalhar às cinco da manhã e não voltou, mas as imagens mostram o contrário. A polícia e cães farejadores fizeram buscas e não encontraram nada”, afirmou a sobrinha, Marta Pereira da Silva.
A família pede que o caso seja investigado com rigor pelas autoridades.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
















