Operação internacional prende suspeitos de crimes cibernéticos em BH
Investigação foi realizada pela Polícia Federal em conjunto com o FBI e a Europol
Minas Gerais|Do R7

A Polícia Federal fez nesta terça-feira (14) uma operação internacional com o objetivo de identificar e prender hackers nas cidades de Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG). A operação Darkode visa coibir os crimes cibernéticos praticados em mais de 18 países no mundo inteiro.
Leia mais notícias de Minas no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
O Darkode é um fórum internacional criado em 2007 com o propósito de reunir os melhores hackers e criminosos cibernéticos. Para ser um integrante do grupo o usuário precisa ter as suas habilidades técnicas aprovadas pelos outros membros. Os suspeitos brasileiros atuavam de forma integrada com hackers internacionais e tinham uma excelente reputação entre os membros do fórum.
Os criminosos chegaram criar uma empresa especializada em segurança biométrica de fachada para contratar programadores para atualização do sistema fradulento.
A investigação no Brasil teve início em março deste ano e foi realizada em conjunto com o FBI e a Europol. Foram cumpridos dois mandatos judiciais de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 11ª Vara Federal de Belo Horizonte. Um mandato judicial de condução coercitiva também sera cumprido ainda hoje.
Os envolvidos nos crimes cibernéticos responderão, de acordo com a sua participação, por associação criminosa e furto qualificado pela fraude. Caso sejam condenados, a pena pode chegar a até 11 anos de reclusão.















