Partituras originais de hinos brasileiros são restauradas em MG e serão levadas para Brasília
Documentos farão parte das comemorações do bicentenário da Independência do país no próximo dia 7 de setembro
Minas Gerais|Mayara Folco, Da Record TV Minas
O Arquivo Público Mineiro entregou, na manhã desta quinta-feira (1ª), as partituras originais restauradas de quatro importantes hinos brasileiros. Os documentos vieram da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) para Minas em abril. Essa foi a primeira vez que os textos saíram do estado carioca.
De abril a 30 de agosto, 13 partituras dos hinos brasileiros estiveram em exposição no Salão de Banquete do Palácio da Liberdade, na região centro-sul de Belo Horizonte. Quatro delas - Nacional, da Independência, da Bandeira e da Feliz Aclamação de Dom João IV - foram restauradas por especialistas do Arquivo Público Mineiro, que utilizaram métodos de estabilização, higienização, remendos e novo acondicionamento.
Segundo especialistas que trabalharam na restauração, os documentos estavam desgastados com rasgos, bordas deterioradas, manchas e sinais de amarelecimento do papel. Desgastes causados por manuseio incorreto, exposição à luz natural e acondicionamento inadequado.
“Temos hoje os documentos resgatados na sua perfeição, mas ainda com as marcas da história, o que é muito importante no processo de restauração”, explicou Leônidas Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo
As partituras sairão de Minas Gerais com o mesmo esquema de segurança em que chegaram: caixas especiais transportadas por aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) com escolta militar. Os documentos serão levados para Brasília para fazerem parte das comemorações do bicentenário da Independência, no dia 7 de setembro.
Após Brasília, os documentos serão expostos no Rio de Janeiro em novembro e percorrerão cidades da rota Via Liberdade.