Pedidos para CNH mais que dobram em Minas Gerais após novas regras do governo federal
Quantidade de requerimentos em 2026 é quase 142,6% maior em comparação ao que foi registrado no mesmo período do ano anterior
Minas Gerais|Do R7, com RECORD NEWS
Após a flexibilização para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, o número de requerimentos para a primeira CNH mais que dobrou em Minas Gerais. O programa reduziu os custos de emissão ao diminuir as exigências de aulas teóricas e práticas em autoescolas.
Segundo o Detran-MG (Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais), em janeiro de 2026, foram realizados aproximadamente 52.900 requerimentos de primeira habilitação no estado. Essa quantidade é quase 142,6% maior em comparação ao que foi registrado no mesmo período de 2025, quando foram feitos 21.800 requerimentos.
Um dos objetivos da alteração de regras, segundo o governo federal, foi a diminuição do valor médio do processo de habilitação, que chegava a R$ 5.000 em algumas regiões do Brasil. No estado mineiro, o valor dos exames médico e psicológico foi reduzido e os candidatos já não precisam pagar pelas aulas teóricas.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!














