Pela 2ª vez, sirene de barragem toca por engano e irrita moradores
Sistema de comunicação de emergência de barragem da AngloGold em Santa Bárbara soou por volta das 20h desta sexta
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
Pela segunda vez em um intervalo de seis horas, o sistema de sirenes de uma barragem da AngloGold Ashanti, em Santa Bárbara, a 110 km de Belo Horizonte, tocou e voltou a assustar os moradores da cidade.
Por volta das 20h, eles ouviram novamente uma mensagem dizendo que se tratava de "uma situação real de emergência de rompimento de barragem" e que deveriam se deslocar aos pontos de encontros.
De acordo com a Anglo, mais uma vez, o acionamento do sistema de sirenes foi acidental e ocorreu "durante o processo de verificação do sistema de comunicação de emergência". A mineradora afirmou que a barragem Córrego do Sítio, localizada no município passou por inspeção na tarde desta sexta-feira (8) e encontra-se estável e segura.
A mineradora voltou a pedir desculpas pelo ocorrido e disse que está adotando medidas adicionais para evitar o risco de um novo acionamento.
Além dos dois acionamentos por engano nesta sexta-feira, os moradores da região conviveram com o medo em virtude das mensagens das sirenes uma outra vez, em julho de 2019. Na época, duas sirenes foram ouvidas pelos moradores das comunidades de Santa Quitéria e Praia.
Confira como foi o acionamento das sirenes: