PF apreende R$30 milhões em operação contra corrupção e tráfico de drogas
Dois mandados de prisão e 31 de busca e apreensão foram cumpridos; ações acontecem em mais 6 cidades, além de BH
Minas Gerais|Maria Luiza Reis*, Do R7
A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal e o Ministério Público Federal, cumpre, nesta quarta-feira (17), dois mandados de prisão e 31 mandados de busca e apreensão em combate à corrupção e ao tráfico de drogas no país. As ações ocorrem em Belo Horizonte e nos municípios do Rio de Janeiro e Itaguaí (RJ), Santos e São Vicente (SP), Vitória (ES) e Maceió (AL).
A Operação Ártemis tem como alvo uma organização criminosa formada por agentes públicos, empresários e relacionados que tinha por finalidade a prática de crimes ligados ao comércio exterior, corrupção, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Além das prisões e buscas realizadas, foram sequestrados bens e valores que ultrapassam o valor de R$ 30 milhões com o objetivo de inviabilizar financeiramente os envolvidos e impedir qualquer tentativa de reestruturação da associação criminosa.
A investigação teve início em 2020, a partir das ações coordenadas no Porto de Itaguaí pela Superintendência da Receita Federal na 7ª Região Fiscal (RJ/ES), quando foram notadas condutas suspeitas de servidores e agentes externos. Durante as investigações, foi descoberta a participação de várias outras pessoas que atuavam facilitando o contrabando, o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro.
*Estagiária, sob supervisão de Ana Gomes