Logo R7.com
RecordPlus

PF combate corrupção eleitoral na Grande BH e cumpre seis mandados de busca

Crimes teriam ocorrido durante as eleições municipais de 2024; investigação apura possível esquema de financiamento irregular e compra de votos

Minas Gerais|Cler Santos, do R7

  • Google News
Segundo a PF, os recursos seriam utilizados em campanha eleitoral no município
Segundo a PF, os recursos seriam utilizados em campanha eleitoral no município

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), a Operação Saque Retido, com o objetivo de apurar e reprimir a prática de crimes de corrupção eleitoral supostamente ocorridos durante as eleições municipais de 2024, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As investigações começaram às vésperas do pleito, quando uma mulher foi identificada e abordada ao realizar um saque em dinheiro no valor de R$ 61 mil em uma agência bancária. Segundo a PF, os recursos seriam utilizados em campanha eleitoral no município. A mulher, ligada a um candidato ao cargo de vereador, já havia feito outras retiradas em espécie e ainda pretendia realizar novos saques até a data das eleições, todos em valores considerados elevados.


Diante dos elementos reunidos, a Polícia Federal representou pela expedição de mandados de busca e apreensão para aprofundar a apuração, especialmente quanto à possível existência de um esquema ilícito de financiamento de campanha e compra de votos.

Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, expedidos pelo 5º Juízo das Garantias. Os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, corrupção eleitoral e associação criminosa.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.