Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF indicia 26 pessoas por esquema de migração ilegal para os EUA

Indiciamento é resultado das investigações da operação Cai-cai, que começou em 2019; investigados cobravam até U$S 22 mil

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Operação desarticulou esquema de migração ilegal para os Estados Unidos
Operação desarticulou esquema de migração ilegal para os Estados Unidos Operação desarticulou esquema de migração ilegal para os Estados Unidos

A Polícia Federal indiciou 26 pessoas por ligação com quatro quadrilhas diferentes que promoviam a migração ilegal para os Estados Unidos. O indiciamento é conclusão da terceira etapa da operação Cai-Cai, na região Leste de Minas Gerais. 

Os 26 vão responder, na Justiça, por 409 crimes, sendo: quatro crimes de associação criminosa, 272 crimes de promoção de migração ilegal e 133 crimes de envio ilegal de criança ou adolescente para o exterior.

Na última sexta-feira (22), os policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão, um de mandado de prisão preventiva e um mandado de monitoração eletrônica nas cidades de Virginópolis e Tarumirim. 

Denúncia

Publicidade

As investigações começaram em outubro de 2019 e contaram com apoio da embaixada dos Estados Unidos em Brasília. Na época, a Polícia Federal recebeu três notícias de crime diferentes em três Estados diferentes e que tinham, em comum, os mesmo suspeitos de promovor a emigração ilegal de brasileiros para o país norte-americano. 

De acordo com a apuração, os investigados se dedicam à prática dos crimes e enviam crianças e adolescentes para o exterior. O valor cobrado pode chegar a US$ 22 mil por pessoa, mais de R$ 100 mil na cotação atual. 

Publicidade

Ainda segundo a PF, os viajantes corriam sérios riscos e enfrentavam condições desumanas, "eram forçados a corromper autoridades da imigração mexicana e ficavam submetidos aos guias denominados coiotes".

Ao longo da operação, a Polícia Federal prendeu mais de 10 pessoas, entre ex-prefeitos, um prefeito eleito e um vice-prefeito em final de mandato, todos de cidades da região de Governador Valadares.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.