Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Piche cai em córrego e pode chegar à lagoa da Pampulha, em BH

Material vazou depois de um acidente na Via Expressa de Contagem; prefeitura disse que animais foram atingidos

Minas Gerais|Antônio Paulo e Túlio Lopes, da Record TV Minas

Material estava em caminhão que sofreu acidente
Material estava em caminhão que sofreu acidente Material estava em caminhão que sofreu acidente

Quase 30 toneladas de material asfáltico, também conhecido como piche, atingiram o córrego Sarandi, que fica ao lado do Parque Ecológico José Lins do Rêgo, na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

O piche foi derramado depois de um acidente na Via Expressa de Contagem, na última quarta-feira (16). O fato foi confirmado pela Fundação de Parques Municipais, que informou que uma equipe de limpeza utilizou o acesso do parque para fazer a contenção do avanço do material até a lagoa.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, alguns animais ficaram presos no material asfáltico e foram resgatados, limpos e soltos na dependência do Parque José Lins dos Rêgo. A Gerência de Defesa dos Animais, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, está mobilizada e disponibilizou o apoio de clínicas veterinárias parceiras para recebimento de animais em caso de necessidade. Até o momento não foram registrados óbitos de animais.

Por meio de nota, a Prefeitura de Contagem informou que a Defesa Civil Municipal, assim que soube do ocorrido, notificou a Indústria Nacional de Asfaltos, empresa responsável pelo derrame da carga asfáltica, solicitando medidas imediatas, dentre elas, um plano de ação emergencial e o monitoramento dos resíduos.

Publicidade

"Medidas necessárias já estão sendo realizadas pela empresa, tais como a retirada do material grosso do leito do córrego e acomodação inicial em pontos específicos que serão encaminhados para aterros específicos. A Prefeitura de Contagem ressalta que o monitoramento continuará e as notificações, tanto por parte da FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente), quanto da Prefeitura de Contagem, serão realizadas em comum acordo", diz em nota.

Também por meio de nota, o Núcleo de Emergência Ambiental, órgão ligado à Feam, informou que o piche não se mistura à água e foi barrado antes de atingir a Lagoa da Pampulha. "O produto está sendo disposto, nesse primeiro momento, em eco postos e posteriormente será destinado adequadamente. O NEA continuará prestando o apoio necessário e após avaliação de todos os danos causados irá lavrar auto de infração contra a empresa responsável pelo ocorrido", disse o órgão em nota.

Publicidade

Acidente com caminhão gerou vazamento

No acidente, que ocorreu na quarta-feira (16), no bairro Parque São João, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, duas pessoas ficaram feridas. Um caminhão bateu em uma carreta que transportava piche, causando o vazamento da carga.

Publicidade

O Corpo de Bombeiros precisou fazer o resfriamento do material antes de realizar a limpeza da pista. A Via Expressa é uma das principais ligações entre a capital e as cidades de Contagem e Betim. O trânsito só foi liberado no início da manhã desta quinta-feira (17).

Animais foram flagrados no córrego atingido
Animais foram flagrados no córrego atingido Animais foram flagrados no córrego atingido

Impactos do vazamento

Ainda na noite da quarta-feira (16), as primeiras manchas do material começaram a ser vistas no córrego Sarandi. Uma força-tarefa foi montada com Defesa Civil, Sudecap, Meio Ambiente e Fundação de Parques da Prefeitura de Belo Horizonte, Copasa, Fundação Estadual do Meio Ambiente, Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Contagem. Os órgãos estão mobilizados e acompanhando as ações de mitigação dos riscos.

A reportagem entrou em contato com a Indústria Nacional de Asfaltos, empresa responsável pelo transporte do material, e aguarda retorno.

Leia a nota na íntegra da Prefeitura de Belo Horizonte:

"A Prefeitura de Belo Horizonte esclarece que na última quarta-feira, dia 16, ocorreu um acidente na Via Expressa, dentro do município de Contagem, que acarretou o derramamento de cerca 29,9 toneladas de material asfáltico no córrego Sarandi, se configurando como um acidente com danos ambientais.

Como uma ação emergencial, órgãos da PBH instalaram ainda ontem uma barreira provisória de contenção no canal de acesso do córrego Sarandi, para evitar que o material asfáltico alcance o corpo d' água da lagoa da Pampulha.

Defesa Civil, Sudecap, Meio Ambiente e Fundação de Parques da Prefeitura de Belo Horizonte, Copasa, Fundação Estadual do Meio Ambiente, Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Contagem já estão mobilizados na resposta ao desastre e acompanhando as ações de mitigação dos riscos.

Alguns animais ficaram presos no material asfáltico e foram resgatados, limpos e soltos na dependência do Parque José Lins do Rêgo. A Gerência de Defesa dos Animais, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, está mobilizada e disponibilizou o apoio de clínicas veterinárias parceiras para recebimento de animais em caso de necessidade. Até o momento não foram registrados óbitos de animais.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura já está realizando o monitoramento da qualidade da água. Será feita uma análise adicional para verificar possíveis contaminações em decorrência do acidente.

A Defesa Civil de Contagem já notificou a empresa responsável pelo derrame da carga asfáltica, solicitando medidas imediatas, entre elas o Plano de Ação Emergencial e monitoramento com remoção dos resíduos.

A Indústria Nacional de Asfaltos S/A, empresa responsável pelo desastre, foi notificada e orientada e contratou a empresa Ambipar para adotar medidas de mitigação dos riscos e recolhimento do material.

Matéria atualizada às 19h50

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.