Pimentel entrega medalhas da Inconfidência e manifestantes fazem ato durante a cerimônia
De camisetas brancas e cordões vermelhos no pescoço, eles organizaram panelaço
Minas Gerais|Do R7
O Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou nesta terça-feira (21) a Medalha da Inconfidência, considerada a maior honraria concedida pelo Governo do Estado, para 141 homenageados. A cerimônia aconteceu na praça Tiradentes, em Ouro Preto, na região central de Minas, e foi acompanhada por cerca de 5.000 pessoas.
Esta é a primeira vez que o evento é aberto ao público em 12 anos. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski recebeu o Grande Colar da Inconfidência. Durante a entrega, no entanto, manifestantes de diversos grupos se reuniram em protesto e organizaram um panelaço.
Integrantes de grupos como o Basta Brasil, Brava Gente Brasileira, Vem Pra Rua Minas Gerais e Movimento Brasil Livre se mobilizaram por meio das redes sociais. Os participantes se vestiram de branco e boa parte portava cordas vermelhas no pescoço, fazendo alusão ao enforcamento de Tiradentes. Eles se posicionaram contra a lista de nomeados, que ainda contou com nomes como João Pedro Stédile, dirigente do MST (Movimento Sem Terra) e Giles Carriconde Azevedo, assessor da Presidência da República e chegaram a vaiar o Governador durante a cerimônia.
Em seu discurso, Pimentel citou o ministro Lewandowski como exemplo de magistrado com "sensao de justiça".
— O ministro Levandowski já se mostrou fiel à mais sublime e nobre missão de um magistrado: ter a coragem de ir contra os aparentes consensos, guiado apenas pela solitária e genuína convicção da inocência ou da culpa, mas sem se deixar intimidar pelos clamores de um, de outro, ou de qualquer lado. Guiado pelo incomparável senso da justiça e pelo compromisso republicano e democrático que caracteriza Vossa Excelência.
Ele destacou ainda a história de luta de Tiradentes.
— Tiradentes repousa no Panteão da História como um personagem além da vida. Representa o ideal sublime e difuso da cidadania. É a encarnação de valores sagrados que podem ser resumidos numa só palavra: liberdade.
A cerimônia contou com a apresentação da Banda do Rosário e da banda da Polícia Militar.