Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia apura áudio racista gravado após jovem ganhar concurso

Moradora de Santo Antônio do Amparo (MG) teria afirmado que "negros mandam em tudo" e que "brancos são prejudicados"

Minas Gerais|Michele Miyake, da TV Rede Mais

A Polícia Civil apura um áudio racista gravado e divulgado nas redes sociais após uma jovem de 19 anos ser eleita “rainha da cidade” em um concurso de beleza em Santo Antônio do Amparo, a 172 km de Belo Horizonte.

Maíza de Oliveira ganhou a competição após receber os votos dos jurados e também o voto popular, derrotando outras duas concorrentes na grande final. Logo após o resultado, divulgado no último final de semana, uma mulher enviou um áudio em um grupo de mensagens da cidade criticando a vitória de Maíza com termos preconceituosos.

"Gente, eu estava na roça e agora que eu vi o resultado. Ah, vou contar uma coisa para vocês: esse negócio de inclusão social tá f*. É preto (sic) que está mandando em tudo mesmo. É cota na escola, é cota aqui, é cota ali", diz a voz na gravação.

Em outra parte da mensagem, a suspeita alega que as pessoas brancas estão sendo prejudicadas e afirma que, se as pessoas “entrarem em um tanque de creolina” para escurecer a pele, “elas vão ganhar tudinho”.

Publicidade

No discurso de vitória, antes mesmo de ter acesso às gravações, a modelo confessou ter sido criticada a vida inteira pela sua aparência e comemorou a conquista.

Jovem alega ter reconhecido voz da suspeita
Jovem alega ter reconhecido voz da suspeita Jovem alega ter reconhecido voz da suspeita

— Hoje, ser a rainha da cidade é uma conquista muito grande para mim e para vocês, meninas que também se sentem inseguras. Não desistam. Eu consegui e vocês conseguem também.

Publicidade

O concurso de beleza, promovido pela prefeitura em comemoração ao aniversário de 72 anos da cidade, teve jurados de outras cidades, para que a disputa fosse neutra e sem possíveis influências familiares.

A vítima, que não quis gravar entrevista, registrou um boletim de ocorrência em que cita o nome da suspeita do crime. A Polícia Civil informou, em nota, que abriu um inquérito para apurar o caso e que os envolvidos no caso serão ouvidos nos próximos dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.