Minas Gerais Polícia apura fraude milionária em financiamentos de veículos em MG

Polícia apura fraude milionária em financiamentos de veículos em MG

Valor desviado é de cerca de R$ 28 milhões; ao todo, 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no estado 

Grupo é especializado em emplacamento falso de veículos

Grupo é especializado em emplacamento falso de veículos

Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (3), em cinco municípios do estado, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na “criação” de veículos automotores a partir de notas fiscais falsas.

A operação, nomeada como “Gênesis”, foi realizada em Ipatinga, Caratinga, Timóteo, Lagoa Santa e Ribeirão das Neves.

Segundo o chefe da divisão responsável pelo caso, o delegado Domiciano Monteiro, o grupo é especializado em emplacamento falso de veículos. Após o serviço fraudado, eles realizavam o financiamento desses carros.

“A partir de uma nota fiscal ‘fria’, com dados de veículos faturados para circulação ‘fora de estrada’, como de serviços para mineradoras ou das Forças Armadas, os envolvidos emplacavam os automotores fraudulentamente, sem o conhecimento de seus proprietários, em nome de ‘laranjas’, que também faziam parte do esquema”, explica Monteiro, que também informou que o valor desviado é de cerca de R$ 28 milhões

Segundo a Polícia Civil, o grupo criminoso obteve a colaboração de gerentes e correspondentes bancários, que facilitavam a aprovação dos financiamentos.

*Estagiária sob supervisão de Ana Gomes

Últimas