Polícia descobre garimpo ilegal e prende homem na Grande BH
Atividade clandestina funcionava às margens do rio das Velhas, em Rio Acima (MG), e foi desmontada pela polícia neste fim de semana
Minas Gerais|Maria Luiza Reis, da RecordTV Minas
Um homem foi preso, suspeito de fazer parte de uma organização criminosa que atuava em um garimpo ilegal de pedras preciosas na região metropolitana de Belo Horizonte. O esquema foi descoberto por acaso durante uma ação de patrulhamento da Polícia Militar.
Os militares tentaram convencer manifestantes a liberar o trânsito em um região de cachoeiras em Rio Acima. Neste momento, se depararam com uma movimentação estranha às margens do Rio das Velhas.
Ao perceber que foram vistos pela polícia, os suspeitos correram em direção a um sítio. No local, um homem, que era caseiro de uma casa na região, foi preso por porte de arma de fogo. A polícia não conseguiu comprovar o envolvimento dele com a atividade de garimpo, mas ele informou que a atividade é realizada há cerca de um ano no local e que o dono da propriedade receberia dinheiro para permitir o garimpo.
Perto do rio, os militares encontraram uma estrutura de cinco acampamentos montados para 20 pessoas, além de materiais, incluindo barcos, compressores, dragas e documentos. Os homens que fugiram não foram encontrados pela polícia.