Polícia indicia padre da Grande BH por abuso e assédio sexual
Ao menos onze vítimas procuraram a Delegacia de Proteção à Mulher, em Santa Luzia, para denunciar os casos
Minas Gerais|Dara Russo*, da Record TV Minas Minas
A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou por importunação sexual e assédio sexual, nesta quinta-feira (28), o padre José Carlos Pereira, de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte.
As primeiras acusações contra Pereira foram registradas em outubro de 2021. Ao menos onze vítimas procuraram a Delegacia de Proteção à Mulher, em Santa Luzia, para denunciar os abusos que, segundo elas, aconteciam na sala do padre, com as portas fechadas. Os crimes contra as ex-funcionárias do religioso teriam acontecido em uma escola administrada por ele.
Com o início das investigações, a Cúria Metropolitana decidiu afastar o padre, no dia 9 de novembro de 2021. Já a Arquidiocese de Belo Horizonte informou que, assim que tomou ciência das denúncias, procurou agir com rapidez, mas com prudência, mantendo diálogo com as instâncias oficiais e respeitando os prazos das instituições e agentes do direito. A instituição afirmou, ainda, que dialogou com o sacerdote e com a comunidade paroquial e que acredita na justiça.
Agora, caberá ao MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) decidir se vai oferecer denúncia contra o indiciado. A reportagem tenta contato com a defesa do investigado.
* Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento