Logo R7.com
RecordPlus

Polícia Penal realiza operação contra grupos criminosos no sistema prisional de Minas Gerais

Objetivo é romper canais de comunicação e estruturas de hierarquia, desarticular lideranças e impedir atividades ilícitas dentro das prisões

Minas Gerais|Maria Luiza Reis, do R7

  • Google News
Ao todo, 1.980 policiais penais participam da ação; operações ocorrem simultaneamente em 23 unidades prisionais Divulgação/Sejusp

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Polícia Penal realiza a Operação Dominus em Minas Gerais para combater grupos criminosos no sistema prisional.
  • O objetivo é desarticular lideranças, romper comunicações e impedir atividades ilícitas nas prisões.
  • 1.980 policiais participam da ação, com apoio de drones e operações em 23 unidades prisionais.
  • Medidas incluem revistas em celas, apreensões de materiais ilícitos e transferências de presos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Dominus, com foco no combate a grupos criminosos que atuam dentro do sistema prisional de Minas Gerais. A ação é coordenada pela Polícia Penal e teve início por volta das 7h.

A operação ocorre após o encerramento da primeira fase da Operação Sinapse, que mirou facções criminosas com atuação em nível estadual. Desta vez, o trabalho concentra esforços em grupos criminosos locais, apontados pela inteligência da Polícia Penal como potenciais núcleos de expansão e de cooptação por organizações criminosas de maior porte.


Segundo a Sejusp, o objetivo da operação é romper canais de comunicação e estruturas de hierarquia desses grupos, desarticular lideranças emergentes e impedir a consolidação de atividades ilícitas dentro das unidades prisionais.

Ao todo, 1.980 policiais penais participam da ação, com apoio de 19 drones utilizados para o monitoramento das unidades. As operações ocorrem simultaneamente em 23 unidades prisionais do Estado, que somam mais de 17 mil internos.


Entre as medidas adotadas estão revistas em celas, apreensão de materiais ilícitos e transferências estratégicas de presos, visando enfraquecer a organização e o comando dos grupos criminosos.

A Operação Dominus também conta com ações externas de apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.