Logo R7.com
RecordPlus

Prefeita de Vespasiano (MG) fala sobre integração do transporte público da Grande BH 

Ilce Rocha (PSDB) é a atual presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de BH (Granbel)

Minas Gerais|Maria Luiza Reis, Do R7

  • Google News
Prefeita também falou sobre situação financeira nas cidades da Grande BH
Prefeita também falou sobre situação financeira nas cidades da Grande BH

A prefeita de Vespasiano Ilce Rocha (PSDB), atual presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de BH (Granbel), acredita que para a integração do transporte público da Grande BH saia do papel é necessário o envolvimento do Legislativo, do Governo de Estado e das prefeituras. 

A avaliação foi feita durante participação no quadro MGR na Política, da Record TV Minas, na noite desta quinta-feira (17).


“A população não aguenta mais o que vem acontecendo. O empresário, por sua parte, também anda com problemas, mas quem mais sofre é quem usa o transporte. E aí sobrecarrega as prefeituras. ‘A culpa é da prefeitura’, mas a prefeitura sozinha não vai conseguir resolver isso se a gente não tiver um envolvimento de todos aqueles interessados em construir isso", afirmou. 

· Compartilhe esta notícia no Whatsapp


· Compartilhe esta notícia no Telegram

Os problemas no transporte da região metropolitana da capital mineira foi, inclusive, tema de uma Audiência Pública, no último dia 10 de agosto, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 


“Já discutimos aduarmente com o governador do estado, com todas as secretarias para que a gente possa buscar essa melhoria, mas eu acho que enquanto não sentarmos: empresário, governador e prefeitura para tentarmos mediar essa situação, ela vai se arrastar e a gente não chegará em um consenso e um denominador comum, que é: melhorar o transporte", disse durante a entrevista. 

Ilce Rocha também comentou sobre o transporte público na cidade de Vespasiano. Um levantamento do Instituto Realtime Big Data, encomendado pela Record TV Minas em junho deste ano, mostrou que o transporte é o segundo principal problema apontado por moradores da cidade. 


Superlotação, ônibus sucateados, quadro de horários reduzido, ausência de integração de tarifas, altos preços das passagens, falta de acessibilidade para pessoas com deficiência são as principais reclamações. 

No ano passado, a prefeitura abriu uma nova licitação para contratar mais empresas de transporte para o munícipio. A disputa foi contestada judicialmente e não há previsão de quando o impasse será resolvido.

“Ficamos cerca de seis meses sem o transporte interno, tivemos que subsidiar parte da tarifa para voltar com ele, temos investido muito nisso. Trabalhamos com uma licitação nos bastidores, não é fácil. Está na reta final para que a gente reabra o processo”, disse a prefeita.

Durante a entrevista, Ilce Rocha também comentou sobre a situação do sistema de saúde em Vespasiano e a situação financeira nas cidades da Grande BH. Assista à íntegra:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.