Prefeita, vice e vereadores eleitos que tomarão posse em 2025 são diplomados em Contagem (MG)
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo
Minas Gerais|Maria Luiza Reis, do R7
Os vereadores eleitos em 2024 para a Câmara Municipal de Contagem (2025/2028), além da prefeita Marília Campos (PT) e do vice-prefeito Ricardo Faria (PSD) foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), na tarde desta terça-feira (16). O evento aconteceu no Fórum Doutor Pedro Aleixo, em Contagem, na Grande BH.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Marília Campos (PT) foi reeleita para prefeitura com 60,68% dos votos ou 188.228 votos válidos. Marília Campos, além de ser a primeira prefeita de Contagem a ser eleita para um 4º mandato, foi a segunda na história a ganhar as eleições no primeiro turno na cidade.
Além disso, Marília foi eleita deputada estadual em 2002, em 2014 e em 2018. Em 2008, tornou-se a primeira a ser reeleita consecutivamente e a única mulher a governar Contagem, condição que alcançou em 2004 ao vencer a primeira eleição para prefeita. Em 2020, chegou ao seu terceiro mandato à frente do Executivo.
A Câmara Municipal de Contagem elegeu 21 vereadores. Os 10 mais votados foram: Léo da Academia (PDT); Pedro Luiz (PL); Denilson da Juc (MOBILIZA); Adriana Souza (PT); Silvinha Dudu (PV); Glória da Aposentadoria (PSDB ); Vinicius Faria (PP); Mauricinho do Sanduiche (PL); Alex Chiodi (UNIÃO); Tia Keyla (PL).