Prefeito de BH diz que obras sendo realizadas na cidade ajudaram a prevenir desastre durante temporal
Segundo o prefeito, os alagamentos nas ruas foram causados devido ao lixo próximo às bocas de lobo
Minas Gerais|Do R7, com Kiuane Rodrigues, da Record Minas
A Prefeitura de Belo Horizonte detalhou, durante coletiva na manhã desta quarta-feira (24), as ações da administração municipal diante da forte chuva que atingiu Belo Horizonte e região metropolitana. O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, defendeu que as obras que estão sendo realizadas na cidade ajudaram a prevenir um desastre.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Ainda segundo o prefeito, os alagamentos nas ruas não foram provocados por transbordamento de rios e córregos e sim, devido ao lixo próximo às bocas de lobo. A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) atua, na manhã desta quarta, com 22 equipes, cerca de 250 garis, para realizar a limpeza das vias públicas após a chuva.
Na manhã desta quarta, o prefeito se reuniu com a Defesa Civil Municipal, com o secretário de obras, com a BHtrans e outros órgãos para discutir as ações preventivas para os próximos dias, já que existe a previsão de novos temporais.
Na noite desta terça, em poucas horas, choveu 26% do esperado para todo o mês de janeiro. Entre as 19h30 da noite de terça-feira e às 8h desta quarta, a Defesa Civil de Belo Horizonte recebeu 44 solicitações via telefone. Os atendimentos foram para vistorias em imóveis particulares nas regionais Centro-Sul, Venda Nova e Oeste.
A Defesa Civil alertou que existe risco geológico forte nas Regionais Pampulha, Oeste, Centro Sul e Leste, e risco geológico moderado nas Regionais Venda Nova, Barreiro, Noroeste e Nordeste, até a próxima sexta-feira (26).
A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) está trabalhando na Vila do Índio, no bairro Jardim Leblon, na região de Venda Nova, as casas da comunidade foram alagadas durante a chuva. A família de uma idosa acamada precisou elevar o colchão para ela não molhar.
A Sudecap avalia a necessidade de remover os moradores da região. Por enquanto, a prefeitura não anunciou novas obras para prevenção de chuva, mas espera concluir as ainda em andamento.
Vídeo mostra pessoas ilhadas durante temporal na capital mineira: