Prefeito de BH sanciona lei que dá subsídio de R$ 237,5 milhões a empresas de ônibus
Expectativa é que decisão seja publicada neste sábado (2) no Diário Oficial; empresas se comprometeram a aumentar frota
Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7, com Rosildo Mendes, Da Record TV Minas
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), sancionou, na manhã desta sexta-feira (1º), o projeto de lei que dá às empresas de ônibus o subsídio de R$237,5 milhões.
Em uma publicação nas redes sociais, o político comemorou a aprovação. "Vitória para Belo Horizonte! Acabo de sancionar a lei que irá garantir mais viagens de ônibus, com mais qualidade e sem reajuste no preço das passagens!"
A expectativa é que a decisão seja publicada amanhã, sábado (2), no Diário Oficial do Município. A lei 336/2022, de autoria da própria Prefeitura de Belo Horizonte, prevê o repasse milionário às concessionárias de ônibus da capital mineira. O poder público chegou ao valor após uma negociação com as empresas para evitar o aumento de tarifas e regularizar a frota de coletivos na cidade.
O texto enviado pela Câmara de Vereadores para aprovação prevê que as concessionárias terão prazo para aumentar o número de viagens em 15% e 30% após a primeira parcela do subsídio. As empresas ainda precisarão investir na utilização de tecnologia para modernizar o sistema de pagamento da passagem e em um projeto para remodelar o contrato de concessão.
A reportagem entrou em contato com o Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte), que informou que aguarda a publicação do decreto para divulgar a data de ampliação.