Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeito de Janaúba (MG): 'Não havia motivo para barrar' autor de ataque

Damião Santos não estava afastado e levava atestado médico à creche

Minas Gerais|Peu Araújo, do R7

O prefeito de Janaúba, a pequena cidade de 72 mil habitantes no norte de Minas Gerais que ganhou o noticiário nacional nesta quinta-feira (5), depois do atentado que deixou uma professora e cinco crianças mortas em uma creche da cidade, falou com exclusividade ao R7.

Ainda abalado com a tragédia na creche Gente Inocente, Carlos Isaildon Mendes negou que o autor do crime, Damião Soares Santos, de 50 anos, também morto, estivesse afastado de suas atividades profissionais. Por isso, diz o prefeito, "não havia nenhum motivo para ele ser barrado" na porta da creche.

Mendes afirma que o vigia noturno, que espalhou combustível, ateou fogo ao próprio corpo e abraçou as crianças já em chamas, trabalhou normalmente na segunda-feira (2), folgou na terça-feira (3) e faltou ao trabalho na quarta-feira (4).

A diretora da creche procurou por Santos nesta quinta-feira (5) para questionar a razão da ausência em um dia normal de trabalho. O funcionário informou que faltou por uma questão médica, mas que levaria o atestado à escola. "Aí ao invés dele entregar os documentos ele fez o que fez", explica.

Publicidade

A Polícia Civil afirma que houve premeditação deste atentado e revela que foram encontrados galões de combustível na casa do vigia. O prefeito de Janaúba afirma que, antes de cometer o crime, Santos teria deixado um recado: "Ele comentou com a família que ele iria dar um presente para Janaúba e que iria morrer".

A data, 5 de outubro, é também o terceiro aniversário de morte do pai do vigia. Mendes conta também que o funcionário da creche apresentou um comportamento incomum durante a cerimônia fúnebre. "Eu ouvi o delegado falando que ele não foi no velório nem no enterro do pai", se recorda.

Publicidade

Retomada e homenagem

Carlos Isaildon Mendes detalhou os próximos passos na apuração da tragédia e disse que a pequena cidade mineira aprendeu uma lição. "Nós temos que, lamentavelmente, tirar proveito de uma tragédia como essa. Na reunião com o governador [Fernando Pimentel], o comandante-geral do Corpo de Bombeiros estava lá e já prevemos uma inspeção em todas as instalações", explica.

Publicidade

Mendes disse que, se a estrutura da creche Gente Inocente tivesse passado por reformas, como a instalação de janelas maiores, por exemplo, o resultado poderia ser menos traumático. "Com instalações mais modernas e funcionais seguramente teríamos diminuído a expressão desta tragédia", diz.

Mesmo com a comoção, o prefeito faz questão de agradecer: "Uma coisa latente foi que, apesar da tragédia, houve muita solidariedade e isso nunca havia ocorrido em nossa cidade”.

Mendes garante que os familiares serão amparados pela cidade e pelo governo de Minas Gerais e enaltece a coragem de Heley Abreu, professora que lutou com o agressor e infelizmente não resistiu aos ferimentos. 

"Ela está em estado muito grave, porque foi e voltou três vezes salvando crianças", diz. A entrevista ao R7 foi dada minutos antes de o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmar a morte da professora.

Para o prefeito, a catástrofe de Janaúba servirá de exemplo para o Brasil: "Com certeza uma tragédia como essa vai servir de lição para o País inteiro".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.