Logo R7.com
RecordPlus

Prefeitura asfalta ruas de condomínio construído em área pública de Ibirité (MG)

Obra custou R$ 250 mil aos cofres públicas, mas vias têm acesso aos moradores

Minas Gerais|Do R7 com Record Minas

  • Google News
Condomínio foi construído em uma área pública, mas moradores construíram guaritas para impedir o livre acesso da população
Condomínio foi construído em uma área pública, mas moradores construíram guaritas para impedir o livre acesso da população

A Prefeitura de Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, asfaltou ruas de uma área pública que teria sido fechada por moradores de um condomínio de luxo construído no município.

Segundo denúncias de vereadores da cidade, guaritas foram instaladas no meio da rua impedindo o acesso ao local por pessoas que não sejam moradores do condomínio. Inclusive, o repórter da TV Record, Thiago Américo, pediu para conhecer o espaço, mas uma funcionária negou seu acesso.


— No condomínio é só com autorização.

Leia mais notícias no R7 MG


No entanto, a prefeitura garantiu que o condomínio, localizado em uma área nobre da cidade, é um espaço público e que instalação de uma portaria e de guaritas foi feito por moradores apenas para garantir a segurança dos condôminos.

Diante da informação, o repórter retornou à área, devidamente identificado, mas novamente teve seu acesso negado. Na portaria, ele foi informado por outro funcionário de que a entrada no condomínio só pode ser feita se autorizada por algum morador.


Mas, após serem questionados de que a lei do município garante o livre acesso ao morador, uma outra funcionária informou que qualquer pessoa que tenha autorização ou que queira fazer uma visita pode entrar no local. 

— Na verdade, o condomínio Quintas da Jangada é público, mas é fechado pelos moradores. Aí, são os moradores que dão autorização ao acesso.


Já no interior do condomínio, a reportagem comprovou as denúncias: quase um quilômetro e meio de ruas asfaltadas recentemente pela Prefeitura com um custo de R$ 250 mil e cujo acesso é restrito.

Em contrapartida, as ruas do bairro Jardim Rosário não tem calçamento nas ruas e a iluminação pública é precária. Segundo a moradora Helenice Araújo, a população já reivindicou melhoria nas vias do bairro, mas a prefeitura ainda não solucionou o problema.

— Nós já fomos à prefeitura várias vezes, mas eles alegam que há terras invadidas por aqui, mas a gente não sabe onde é. E a gente fica de pés e mãos amarrados. 

Diante da ilegalidade, vereadores da cidade protocolaram um ofício junto ao Ministério Público questionando a situação. Eles exigem que a prefeitura explique a obra realizada dentro de uma área cujo acesso da população é limitado.

Já o secretário municipal de Ibirité, Edilson Vieira Marques, informou que caso um bairro seja construído próximo ao condomínio, as guaritas serão removidas. Ele disse também que a prefeitura não tem reclamações sobre impedimendo de acesso às ruas do condomínio.

— Caso tenha outros bairros e que as pessoas tenham que transitar por esse logradouros, que são do povo e da cidade de Ibirité, obviamente as guaritas serão retiradas. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.